Esporte - 31/12/2013 - 12:07:04

 

Schumacher melhora após nova cirurgia, mas segue em situação crítica

Schumacher melhora após nova cirurgia, mas segue em situação crítica

 

Da Redação com EFE

Foto(s): Reprodução - Infográfico - Bild

 

Schumacher sofreu acidente de esqui no último domingo

Schumacher sofreu acidente de esqui no último domingo


Michael Schumacher apresentou uma ligeira evolução clínica em relação às últimas 24 horas, mas continua internado em estado de risco no Centro Hospitalar Universitário da cidade de Grenoble, na França. Em coma induzido, o ex-piloto alemão passou por mais uma cirurgia cerebral e teve uma melhora clínica, de acordo com anúncio feito pelo corpo médico na manhã desta terça. 

Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Schumacher havia tido uma evolução ao longo da segunda-feira, e no final da tarde os médicos observaram uma oportuidade de realizar uma nova intervenção cirúrgica. A decisão foi tomada em conjunto e passada à família do ex-piloto, que autorizou que o procedimento fosse feito. 

"Vimos uma melhora transitória na pressão intracraniana, tínhamos todas as informações e passamos à família para que uma decisão fosse tomada. A cirurgia de fato nos ajudou a controlar a situação. Houve uma melhora, mas não posso dizer se ele está fora de perigo", declarou o médico e professor Jean-François Payen. 

O procedimento teve duração de duas horas e drenou um hematoma importante no lado esquerdo do crânio de Schumacher. A situação do ex-piloto é estável - ou seja, não houve piora nas lesões. O corpo médico do hospital francês, entretanto, está impossibilitado de fazer qualquer tipo de previsão sobre a recuperação do paciente.

"Ele ainda está em uma situação muito crítica, isso não mudou. Ainda não podemos dizer como ele estará quando acordar", reforçou Payen. Faz-se necessário avaliar como será a resposta do organismo de Schumacher quando os medicamentos que induzem o coma forem retirados para estimular o despertar do paciente. "A ressucitação pode mudar as coisas de uma maneira boa ou ruim", explicou. 

De acordo com a equipe médica, os dois principais hematomas no crânio de Schumacher já foram drenados. O ex-piloto ainda possui vários pontos de acúmulo sanguíneo, mas nenhum tão importante como os já controlados pelos especialistas. 

Schumacher, que completará 45 anos na próxima sexta-feira, sofreu um grave acidente na manhã de domingo quando esquiava com o filho nos Alpes franceses, em uma pista sem marcação da estação de Méribel. Ele foi socorrido de maneira rápida, ainda consciente, mas teve uma piora considerável, foi induzido ao coma e submetido a uma cirurgia para aliviar a pressão cerebral.

Capacete de Schumacher partiu-se em dois após choque com pedra

Um dos responsáveis pelo resgate de Michael Schumacher declarou ao jornal alemão Bild que o capacete do heptacampeão mundial de Fórmula 1 não resistiu ao forte impacto com uma rocha em uma estação de esqui na França. "Estava totalmente partido. Havia muito sangue", disse. 

Schumacher bateu com a cabeça contra uma pedra queda enquanto esquiava com o filho em uma pista não demarcada na estação de Méribel, nos Alpes franceses. Ele se encontra em coma induzido e em situação bastante delicada, conforme anunciaram nesta terça-feira os médicos responsáveis pelo alemão no Centro Hospitalar Universitário em Grenoble. 

O médico Jean-François Payen havia dito na última segunda que o capacete havia sido fundamental para evitar a morte instantânea. Sem a proteção, Schumacher provavelmente não teria sobrevivido ao acidente.

"O capacete não ofereceu uma proteção total, mas realmente ajudou. Se não o estivesse usando, ele não estaria aqui agora", explicou.

Segundo a publicação, Schumacher estava acompanhado pelo filho Mick, de 14 anos, e por pelo menos mais três amigos, e passou toda a manhã esquiando pelas pistas oficiais da estação de Méribel.

No entanto, perto das 11h, o ex-piloto foi para uma área entre duas dessas pistas. Às 11h07, Schumacher sofreu uma queda e se chocou contra uma rocha com a parte direita da cabeça.

Segundo essa versão, ex-piloto não teria perdido a consciência na hora e foi levado rapidamente ao hospital de Moutiers antes de ser transferido ao hospital universitário de Grenoble (sudeste da França).

;

Local onde ocorreu o acidente

Local onde ocorreu o acidente

Links
.
.
Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/x192kq0_schumacher-passa-por-2ª-cirurgia_news" allowfullscreen>
Turismo SBC


Últimas Notícias




Karen Porfiro é eleita a Miss São Paulo 2017: "Ganhei o gosto do público"


São Bernardo perde para o Linense em Lins e está próximo do rebaixamento


Palmeiras cede empate ao Audax no Palestra Itália


Santos derrota o Santo André e garante vaga na próxima fase do Paulistão


Lei Parede Limpa elimina pichações em 21 equipamentos públicos de S.Bernardo


Sobreviventes de Hiroshima relatam drama da bomba atômica em peça teatral em SP