São Bernardo lança o “Educar Mais” e inicia tempo integral nas escolas


 

ABCD - 30/01/2017 - 18:36:21

 

São Bernardo lança o “Educar Mais” e inicia tempo integral nas escolas

São Bernardo lança o “Educar Mais” e inicia tempo integral nas escolas

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Orlando Morando lança o Programa Educar Mais

Orlando Morando lança o Programa Educar Mais


A Prefeitura de São Bernardo lançou, na tarde desta segunda-feira (30/01), o programa “Educar Mais”, que inicia a inserção de escolas da rede no formato de tempo integral, ampliando a carga escolar de 5 horas para 9 horas. A iniciativa será validada para o início do ano letivo, no dia 7 de fevereiro, nas Emebs Ariano Suassuna (Jardim Farina), Ítalo Damiani (Estr. do Taquacetuba), Marcos José Ribeiro (Ferrazópolis), Professora Sylvia Marilena Fantacini Zanetti (Jordanópolis) e no CEU Luiza Maria de Farias (Jardim Silvina). As unidades passarão a funcionar das 7h30 às 16h30 e atingirá crianças da creche de zero a três anos e Ensino Fundamental, até os dez anos. Ao todo, 1.231 crianças serão inseridas nesta primeira etapa do programa.

O lançamento da ação foi feito na unidade educacional, no Jardim Silvina, pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, pela titular da Educação, Suzana Dechechi, demais secretários, vereadores, além de educadores e trabalhadores do setor.

 A nova ação vai oferecer aos estudantes diversas possibilidades de aprendizagem, pois agregará as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, será incluída a disciplina de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), além de atividades complementares de Grupos de Estudos, Jogos de Tabuleiro, Linguagens Artísticas, Educação Ambiental, Iniciação Cientifica, Cultura do Movimento, Protagonismo Infantil e Pensando no Futuro, para todos os estudantes. As modalidades serão realizadas em diferentes espaços físicos e desenvolvidas ao longo dos anos.

O programa vem ao encontro da proposta pedagógica da gestão da Prefeitura de São Bernardo de valorizar cada vez mais a escola pública, qualificando o processo de melhoria do ensino. O plano é um dos itens destacados no conjunto de compromissos do novo governo no município, sendo elaborado e defendido como um dos pontos prioritários a serem implementados no início da gestão.

“É com muita ousadia e alegria que venho aqui hoje lançar, aquilo que considero o mais ousado programa desta administração. Não é uma ação simples. Nos dedicamos muito, porque se trata de um sonho, um desejo para a nossa cidade. Um compromisso da nossa campanha eleitoral. Falamos em alto e bom tom que lançaríamos uma ação como esta”, pontuou Morando.

O “Educar Mais” é uma iniciativa que assegura que a essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar.

O chefe do Executivo, Orlando Morando, ainda destacou que a meta é conseguir conduzir o programa em mais cinco unidades educacionais da rede no segundo semestre.

“Não precisamos de dotação orçamentária extra, porque no ajuste que estamos fazendo, tenho certeza que na economia, teremos o superávit para manter as novas escolas”, acrescentou.

Titular da Educação, Suzana Dechechi descreveu que a formatação do “Educar Mais” foi baseada em estudos internacionais, e que serão contratados 30 educadores – todos já inseridos nos gastos orçamentários. “Não muda muita coisa na grade dos professores. Temos profissionais contratados por 30 horas, outros por 40 horas. Vamos acertar a forma de trabalho, em diálogo com eles, e definir”, comentou Suzana.

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias



Tribunal de Contas fiscaliza as condições da merenda em 250 escolas na Grande São Paulo


Serviço de Inteligência do regime de Maduro faz buscas na casa de ex-procuradora venezuelana


Maioria dos imóveis do 'Minha Casa, Minha Vida' têm defeitos de construção


Fãs fazem vigília e lembram 40 anos da morte de Elvis Presley


TRF4 mantém prisão preventiva do ex-ministro Antonio Palocci


MPF denuncia ex-ministro Geddel Vieira Lima por obstrução de Justiça