Direitos Iguais?


 

Opinião - 20/02/2017 - 07:16:25

 

Direitos Iguais?

Direitos Iguais?

 

Vicente Barone * .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Vicente Barone é analista político, editor chefe do Grupo @HORA de Comunicação, esteve à frente de diversas campanhas eleitorais, foi executivo de marketing em empresas nacionais e multinacionais, palestrante nacional e internacional para temas de marketing social, cultural, esportivo e de trasnport

Vicente Barone é analista político, editor chefe do Grupo @HORA de Comunicação, esteve à frente de diversas campanhas eleitorais, foi executivo de marketing em empresas nacionais e multinacionais, palestrante nacional e internacional para temas de marketing social, cultural, esportivo e de trasnport


A posição tomada pelo STF, Supremo Tribunal Federal, poderá gerar uma enchurrada de novas ações requerendo indenização do Estado pelas más condições das cadeias públicas. O Brasil tem 622.202 presos, número superior à população de Aracaju (SE). Os últimos dados são do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, divulgados em 26 de abril de 2016 pelo Ministério da Justiça. O número refere-se a dezembro de 2014 ( www.justica.gov.br/seus-direitos/politica-penal/infopen_dez14.pdf/@@download/file ). 

Esse número crsceu de 2014 para 2016 e o númro atual já ultrapassa a casa dos 700 mil presos. caso resolvam entrar com ações de indenização contra o Estado, o volume de processos e os eventuais pagamentos poderão colocar em situação difícil os cofres públicos.

Mas o pior não ficaria somente aí. Por analogia, se os presos podem pedir indenização pelas más condições dos presídios, pois é de responsabilidade do Estado sua manutenção e condições de uso, também é responsabilidade do Estado a segurança dos cidadãos de bem. Ora, então as vitimas também teriam direito  a uma indenização do Estado.

Entre 2014 e 2015, mais de um milhão de veículos foram roubados ou furtados no Brasil, o que dá uma impressionante média de um caso a cada um minuto. Os dados são do 10º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgado em 3 de novembro de 2016 pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública.

Se a segurança é uma responsabilidade do Estado, então caberia o pedido de indenização para ser ressarcido da perda do patrimônio?

A decisão já está gerando muitos dúvidas de como enfrentar essa postura tomada pelo STF.

O ministro Marco Aurélio votou a favor do pagamento da indenização em dinheiro e disse que o Estado deve cuidar da dignidade do preso e de sua integridade física. 

Fica a pergunta e a dignidade e a integridade física dos mihões de cidadãos contribuites que saem às ruas para trabalhar e pagar seus impostos e não possuem a vcerteza de que voltarão para oa conchego de seus lares.

* Vicente Barone é analista político, editor chefe do Grupo @HORA de Comunicação, esteve à frente de diversas campanhas eleitorais, foi executivo de marketing em empresas nacionais e multinacionais, palestrante nacional e internacional para temas de marketing social, cultural, esportivo e de trasnporte coletivo, além de ministrar aulas como professor na área para 3º e 4º graus
 

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias



Prefeitura de S.Bernardo lança o 'Aniversário com Desconto' nos principais restaurantes da cidade


Gilmar Mendes derruba decisão de juiz e manda soltar Jacob Barata


Procuradores pedem impedimento de Gilmar Mendes em ações contra Jacob Barata


Gilmar Mendes diz que não há 'suspeição alguma' para julgar Jacob Barata


Investigações apontam que Vaccarezza, ex-deputado do PT, recebeu US$ 430 mil em propinas


Vaccarezza, ex-deputado federal do PT, é preso na Lava Jato