Professor Rodrigo Gago é o novo reitor para o biênio 2017/2018 da Faculdade de Direito SBC


 

ABCD - 20/02/2017 - 07:28:03

 

Professor Rodrigo Gago é o novo reitor para o biênio 2017/2018 da Faculdade de Direito SBC

Professor Rodrigo Gago é o novo reitor para o biênio 2017/2018 da Faculdade de Direito SBC

 

Da Redação .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa

Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa


O novo reitor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, professor Dr. Rodrigo Gago, recebeu nossa reportagem para uma entrevista exclusiva onde conta os planos que traçou para a sua gestão e conta assuntos importantes que muitos estudantes atuais e futuros gostariam de ter conhecimento. Leia abaixo como foi a entrevista.

@HORA - Quem é Rodrigo Gago?

Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa - Graduado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Possui especialização em Processo Civil, mestrado e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular de Direito Civil V da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogado especializado na área de Direito Bancário.


@HORA - Quais são seus planos para a FDSBC? Qual a posição da faculdade no mercado e qual sua projeção de crescimento/melhora?

Com 52 anos de existência, a FDSBC é referência no meio jurídico, conquistando lugar entre as mais importantes instituições de ensino superior do país. Recebeu todos os cinco Selos de Qualidade “OAB Recomenda”, sendo a única do ABC a conquistar o selo. No 20º Exame da OAB, realizado no final de 2016, foi classificada em 9º lugar entre as instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, conforme índice geral de aprovação, e ficou no 16º lugar na classificação nacional. Também recebeu ótima classificação no Ranking Universitário Folha (RUF), posicionando-se como a 3ª melhor instituição pública de ensino jurídico do estado de São Paulo e a melhor do Grande ABC. Alcançou a 35ª posição no ranking geral nacional (dentre 876 avaliadas) e 11º lugar entre instituições públicas e privadas do estado.


@HORA - Como enfrentar as novas adversidades do mercado educacional no que se refere a financiamento estudantil? Os financiamentos federais serão aceitos (FIES por exemplo, etc..)? E Bolsas de estudo? Haverá monitorias revertidas em Bolsas?

A Faculdade de Direito possui programas de bolsa próprios, no intuito de contribuir para o acesso e permanência de pessoas procedentes de vários extratos sociais. O Programa de Bolsa Mérito premia os dois calouros que tiraram a nota mais alta no vestibular do período matutino e do período noturno, além do aluno que obtiver a melhor média geral final em cada uma das turmas. Esses alunos não pagam as mensalidades do ano seguinte. A Bolsa Auxílio é concedida aos estagiários da Faculdade que prestam serviço no postos de Assistência Jurídica gratuita mantidos pela Instituição. O programa de bolsa PROMAIS é direcionado aos alunos em situação de vulnerabilidade social que, por meio da análise da condição financeira familiar, disponibiliza percentual de redução na parcela da anuidade escolar.

Além disso, a FDSBC aprovou recentemente o Programa de Cotas, sendo aplicado já no vestibular recém realizado. O Programa de Cotas contempla o critério racial (pretos, pardos e indígenas) e o critério socioeconômico (candidatos oriundos de escola pública)

O plano para 2017 é a implantação do Programa de Bolsa de Estudo Restituível (PROER), que tem o intuito de atender o público cujo perfil socioeconômico não se enquadra nos requisitos do PROMAIS, porém, devido às limitações  de seu orçamento familiar, seus beneficiários poderão arcar com 50% do valor da parcela da anuidade durante os estudos e os outros 50% serão restituídos após a conclusão do curso.

Por fim, os alunos matriculados nos cursos de Pós-Graduação da FDSBC podem receber bolsa de estudos ao realizar monitoria junto aos professores da graduação.

A FDSBC é uma entidade pública, ligada à Prefeitura de São Bernardo do Campo, e não recebe financiamentos federais, como o FIES, pois o retorno financeiro oferecido se dá em títulos descontados junto ao FGTS, porém o quadro de funcionários administrativos e docentes da FDSBC é composto por profissionais concursados.

Informações detalhadas sobre os programas de bolsa da FDSBC estão disponíveis no: http://www.direitosbc.br/a-faculdade-servicos-bolsa-de-estudo.aspx 


@HORA - Como melhorar a segurança dos alunos no entorno da faculdade?

A Direito São Bernardo vem mantendo constante contato com as autoridades policiais da região para melhoria da segurança no entorno do campus, com contatos diretos entre a Direção da FDSBC e as bases da Polícia Militar, Polícia Civil e GCM. Além disso, câmeras de segurança foram instaladas nas proximidades do campus e ligadas diretamente à central de monitoramento da polícia.

Além disso, serão realizadas ações de conscientização junto aos alunos, para evitar situações de risco.


@HORA - Poderão ser realizados convênios com a PMSBC para a melhoria na qualidade de serviços do tipo “Pregão” hoje alvo de representações?

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está à disposição, através de sua estrutura, para parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e Câmara Municipal no sentido de auxiliar com o fornecimento de pareceres, pesquisas e consultas.


@HORA - Cursos Especiais de curta duração, palestras e encontros estão programados para 2017/2018?

A Direito São Bernardo possui uma grade vasta de eventos programados para os anos de 2017 e 2018, com o objetivo de complementar os assuntos discutidos em sala de aula, além de oferecer ao público da cidade de São Bernardo a oportunidade de aprendizado e debate de temas relevantes do Direito.

Calendário de eventos para 2017 (Veja Tabela abaixo):

FDSBC

Cursos de curta duração estão programados para a gestão 2017/2019, levando ao interessado assuntos atuais e de grande importância no mundo do Direito.

Mais informações: http://www.direitosbc.br/a-faculdade-pos-graduacao.aspx 


@HORA - Haverão mudanças na grade curricular? Quais?

No ano de 2015, foi aprovado o novo Projeto Pedagógico da FDSBC, que apresentou novidades como as matérias optativas, as tutorias e o Núcleo Docente Estruturante, este última uma determinação da legislação educacional brasileira e que tem por finalidade acompanhar a implementação e o desenvolvimento do projeto pedagógico. Além disso, o novo projeto pedagógico cria as oficinas de leitura e institucionaliza o projeto “Cine Direito”, que alia o estudo do direito à arte do cinema.

A reforma da grade curricular é um marco importante para o desenvolvimento do ensino na instituição e vem sendo aplicada gradativamente. A última reforma do projeto pedagógico da FDSBC ocorreu em 2001.

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias



Redação do Enem que desrespeitar direitos humanos pode receber nota zero


Manual traz orientações para escrever a redação do Enem


MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies


Polícia Federal leva malotes do gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima


Filme de terror é o vencedor do Festival do Rio 2017


Eleições para governador na Venezuela é contestada pela oposição