Confiança que se renova


 

Opinião - 05/06/2017 - 17:56:28

 

Confiança que se renova

 

Luiz Gonzaga Bertelli * .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH)

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH)


Nas atuais circunstâncias – com crise econômica e desemprego em ascensão – é difícil elaborar um discurso otimista que motive os jovens a acreditar em um futuro melhor. No entanto, após acompanhar pessoalmente a juventude lotando os corredores, palestras e estandes da 20.ª Feira do Estudante – Expo CIEE, a visão é de que a confiança se renova e os nossos jovens estão preparados para protagonizar sucesso profissional.

Durante a feira, os estudantes demonstravam, a todo momento, estarem ávidos por conhecimento e oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. Buscavam incessantemente informações sobre cursos superiores, de especialização, pós-graduação, intercâmbios e cursos de línguas estrangeiras. Encheram as salas para ouvir, compenetrados, palestrantes que discorriam sobre temas pertinentes ao mundo corporativo e mostravam-se interessados, com perguntas e observações oportunas. Muitos deles compareceram à feira por mais de um dia, em busca de informação e conteúdo. Centenas de jovens saíram do estande do CIEE já encaminhados para processos seletivos de estágio e aprendizagem. Alguns fizeram provas no local para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e para a prefeitura de São Paulo.

Mais uma vez, o CIEE cumpriu seu papel social de contribuir para uma melhor formação do jovem, buscando sempre sua inserção no mercado de trabalho por meio do estágio e da aprendizagem. Ao longo de 53 anos de atuação, já encaminhou mais de 16 milhões de jovens para empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos. Muitas autoridades governamentais, gerentes, diretores e CEOs de grandes empresas começaram sua carreira como estagiários e aprendizes.

A Expo CIEE, também iniciou tímida, há 20 anos, na sede do CIEE, em São Paulo. Hoje as instalações ganham dois pavilhões da Bienal do Parque do Ibirapuera e atrai jovens da Grande São Paulo, do interior e até mesmo de outros estados. É cativante ver que boa parte da juventude responde às dificuldades momentâneas com dinamismo e vontade de vencer. Esperamos que o exemplo também seja dado em outras esferas para que os jovens possam garantir, efetivamente, um futuro promissor e exercer plenamente a cidadania, em um país mais ético e justo.

* Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias




Câmara aprova decreto de intervenção no Rio de Janeiro


Vereadores petistas querem indenização da prefeitura de São Bernardo


MTST realiza discursos políticos contra reforma da Previdência em São Bernardo


MTST descumpre acordo e faz passeata em São Bernardo


Temer convoca Exército para intervir na segurança do Rio de Janeiro


Justiça manda Corinthians e Odebrecht devolverem R$ 400 milhões para a Caixa