Plano Diretor de Turismo traça estratégias para o segmento em São Bernardo


 

ABCD - 29/06/2017 - 11:40:23

 

Plano Diretor de Turismo traça estratégias para o segmento em São Bernardo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Parque Estoril

Parque Estoril


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, sancionou neste mês o Plano Diretor de Turismo, que contempla ações e estratégias previstas para serem executadas até o ano de 2020, voltadas à ampliação do potencial do segmento na cidade. O documento também engloba análise sobre o panorama atual do turismo no município, marcado tanto pelo caráter industrial quanto por seus atrativos ecológicos, históricos e culturais.

Entre as principais diretrizes do documento está a constante busca de recursos junto às iniciativas públicas e privadas e a “conscientização turística” entre os moradores e empresários. Também é proposta a introdução da temática do turismo como matéria transversal na educação básica e fundamental, assim como a promoção de campanhas que despertem a autoestima e hospitalidade da sociedade são-bernardense, bem como a adoção de posturas de cidadania, preservação ambiental e de valorização da cultura e do esporte.

Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, por meio do departamento de Turismo e Eventos, o documento também prevê ações conjuntas com a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, com o Ministério do Turismo e com entidades ligadas ao setor, inclusive universidades locais. Contempla ainda projetos de revitalização da Cidade da Criança, fomento ao ecoturismo e expansão do Turismo Industrial.

“O Plano Diretor de Turismo é um importante instrumento balizador das ações de desenvolvimento sustentável do setor, com a iminente transformação de São Bernardo em município de interesse turístico”, destacou o prefeito de São Bernardo.

“Com a ampla participação do Conselho Municipal de Turismo, as ações tendem a se concretizar de uma forma mais dinâmica”, ressalta o chefe da divisão de Turismo e responsável pela elaboração do documento, Fernando Bonisio.

Turismo Industrial

Um dos carros-chefes para atração de visitantes da cidade é o Turismo Industrial, baseado em visitas monitoradas a empresas e indústrias da cidade, para promoção de conhecimento sobre a estrutura das unidades, a forma de produzir e as tecnologias empregadas em cada processo produtivo.

O programa recebe cerca de 230 pessoas a cada mês e visa exaltar o perfil industrial da cidade como braço turístico e ao mesmo tempo aquecer o mercado hoteleiro e gastronômico de São Bernardo, por meio de parcerias com hotéis e bares do município. Lançado em 2013, o programa já é considerado referência no Brasil e atrai visitantes de outros Estados e de países como Paraguai, Portugal, Peru, Estados Unidos, Uganda, índia, Holanda e Colômbia. Hoje, o programa conta com 11 importantes empresas parceiras.

A cidade também dispõe de importantes atrativos  como o Parque Estoril “Virgílio Simionato", no Riacho Grande, primeira unidade de conservação que une Mata Atlântica, Represa Billings, fauna silvestre, e abriga o Zoológico Municipal e a Escola Livre de Sustentabilidade. Conta com teleférico, pedalinho, stand up paddle e caiaques, trilhas para caminhada, viveiro escola, jardim sensorial, área de piquenique, área de banho, estacionamento, lanchonetes e museu de arte ao ar livre.

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias




Câmara aprova decreto de intervenção no Rio de Janeiro


Vereadores petistas querem indenização da prefeitura de São Bernardo


MTST realiza discursos políticos contra reforma da Previdência em São Bernardo


MTST descumpre acordo e faz passeata em São Bernardo


Temer convoca Exército para intervir na segurança do Rio de Janeiro


Justiça manda Corinthians e Odebrecht devolverem R$ 400 milhões para a Caixa