Em audiência em Brasília, prefeito Orlando Morando consegue mudar Museu do Trabalho para Fábrica de


 

ABCD - 23/08/2017 - 18:22:30

 

Em audiência em Brasília, prefeito Orlando Morando consegue mudar Museu do Trabalho para Fábrica de

Em audiência em Brasília, prefeito Orlando Morando consegue mudar Museu do Trabalho para Fábrica de

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Janine Moraes / MinC

 

Orlando Morando com o ministro da cultura Sérgio Sá Leitão

Orlando Morando com o ministro da cultura Sérgio Sá Leitão


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, conseguiu, nesta quarta-feira (23/08), aval para a modificação do projeto inacabado do Museu do Trabalho e do Trabalhador para instalação de uma Fábrica de Cultura, programa idealizado pelo Governo do Estado. A oficialização ocorreu em encontro no gabinete do ministro de Cultura, Sérgio Sá Leitão, em Brasília. Na avaliação do titular da pasta, o pleito do prefeito de São Bernardo é o mais consistente e adequado para o espaço.

Na oportunidade, o ministro destacou que a Fábrica de Cultura é uma iniciativa exitosa e que apoia a proposta da Prefeitura em alterar o projeto. Ficou definido que a formalização se dará por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura, Ministério da Cultura e Ministério Público Federal (MPF).

O prefeito Orlando Morando comemorou o posicionamento do ministro e afirmou considerar o resultado da reunião uma vitória. “Retornou a esperança em ter esse espaço preenchido com aquilo que a cidade realmente precisa. Em todas as reuniões que fizemos com outros dois ministros não obtivemos uma afirmação tão consistente como esta. Considero uma vitória o apoio do ministro para alterar o convênio e dar uma destinação digna e respeitosa para este local”, informou o chefe do Executivo.

De acordo com Morando, o modelo de TAC dará lisura e transparência para o projeto, uma vez que a licitação foi confirmada sem a presença das empresas envolvidas nos escândalos de corrupção. "Mudar o projeto nestas condições é um ganho para a sociedade, uma vez que a Fábrica de Cultura é uma ação espetacular. Além disso, vai justificar, de maneira positiva, os gastos com dinheiro público no local", destacou o ministro.

O projeto de construção do Museu do Trabalho foi iniciado em São Bernardo no ano de 2012, com a promessa de conclusão em janeiro de 2013. Ao longo deste período, a obra milionária foi abandonada. Além disso, a Construções e Incorporações CEI, vencedora da licitação, envolveu-se em série de escândalos, como manter um eletricista desempregado em seu quadro societário. Erisson Saroa Silva, segundo a Junta Comercial, possuía R$ 10,4 milhões em cotas da empresa.

Em dezembro do ano passado, o empreendimento foi alvo da Operação Hefesta, liderada da Polícia Federal (PF), MPF e Controladoria-Geral da União (CGU), culminando na prisão temporária de dois ex-secretários de São Bernardo, por suspeita de práticas irregulares e crime de corrupção. Estima-se que cerca de R$ 7,9 milhões foram desviados do projeto.

Museu do Lula

Fábrica de Cultura

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada.

Museu do Lula

Promessa de campanha em 2016, Orlando Morando consegue aval para iniciar a mudança da utilização do imóvel para Fábrica de Cultura

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias



Cadastur: Mais de 70% dos meios de hospedagem do país estão irregulares


Alex Manente e PT juntos mais uma vez


PT e aliados de Luiz Marinho mostram as garras e assumem a frente da invasão


Lula e Gilberto Carvalho se tornam réus por corrupção passiva


MPF pede manutenção da prisão preventiva de Jacob Barata Filho


MTST ocupa portaria do Ministério da Fazenda em protesto contra ajuste fiscal