Cartão de estacionamento online para idosos e deficientes é lançado em São Bernardo


 

ABCD - 02/10/2017 - 18:21:11

 

Cartão de estacionamento online para idosos e deficientes é lançado em São Bernardo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Nova ferramenta integra projeto de digitalização de serviços ofertados na rede de atendimento ao morador

Nova ferramenta integra projeto de digitalização de serviços ofertados na rede de atendimento ao morador


A Prefeitura de São Bernardo, por meio das secretarias de Administração e de Transportes e Vias Públicas, lançou nesta segunda-feira, 2, o cartão de estacionamento online para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A ferramenta permite a emissão, via internet, do Cartão Nacional da Pessoa Idosa e Pessoa com Mobilidade Reduzida – que concede direito de uso a vagas reservadas de estacionamento –, sem a necessidade de deslocamento para uma das unidades da Rede Fácil e Atende Bem.

A medida tem como finalidade trazer mais conforto e celeridade ao processo de emissão do cartão de estacionamento. De maneira indireta, a iniciativa também promove a sustentabilidade, uma vez que dispensa o deslocamento no trânsito, e a transparência, já que as solicitações dos cartões podem ser acompanhadas diretamente pela internet.

A ferramenta também integra projeto implementado pela nova gestão, que prevê a digitalização dos processos administrativos. A migração de sistemas foi iniciada com o lançamento do agendamento online de solicitações de serviços no Atende Bem do bairro Rudge Ramos. A opção online promove comodidade e mais eficiência na oferta de serviços municipais.  

“Estamos avançando no plano de fazer com que as secretarias interajam de maneira mais eficiente. Não faz sentido exigir que uma pessoa com mobilidade reduzida se desloque para um balcão físico para requisitar este serviço. Infelizmente, o poder público de maneira geral ainda é arcaico em relação a isso e estamos transformando esta realidade, migrando os serviços para a era digital”, destacou o prefeito Orlando Morando.

O lançamento da nova ferramenta aconteceu em evento realizado no Salão Nobre do Paço, e também contou com presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e dos titulares de Administração e Modernização Administrativa, Pedro Pinheiro, e de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

“Não podemos pedir que pessoas com dificuldade de locomoção sejam vítimas da burocracia. Agora, o cartão poderá ser impresso de qualquer computador, através do sistema”, ressaltou Pinheiro. “Esta é uma tendência e estamos apenas nos adequando a ela”, completou o secretário.

Morador do bairro Nova Petrópolis, o cadeirante Alan Mazzoleni, de 39 anos, celebrou o novo instrumento de emissão do cartão. “Achei super prática essa nova forma de fazer a requisição do cartão. Depende só de mim agora. Não preciso ir até o local físico e depender de outras pessoas para me ajudarem”, apontou.

Passo a passo

Para solicitar e emitir os cartões virtualmente basta acessar o site da Prefeitura, clicar em “Processos Administrativos” e em seguida em “Cadastro de Usuários”. O usuário então deve preencher o campo “CPF” e as demais informações solicitadas e salvar. Um e-mail de confirmação será enviado ao endereço apontado. Após esse processo, basta fazer o login, clicar em “Serviços Online”, “Cartão Nacional” e “Abrir Processo”. Por fim, é só anexar os arquivos necessários e enviar a solicitação.

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias




Senado aprova voto distrital misto para eleição de deputados e vereadores


Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de padrasto


TRF4 nega absolvição sumária de Marisa Letícia e recurso de José Dirceu


Banco Mundial lança relatório que analisa a eficiência e equidade do gasto público no Brasil


Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro


TSE lança canal no Twitter para tirar dúvidas do eleitor