Em São Bernardo, Chácara Silvestre recebe programação especial para celebrar o mês do índio


 

ABCD - 09/04/2018 - 16:00:04

 

Em São Bernardo, Chácara Silvestre recebe programação especial para celebrar o mês do índio

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Espaço abriga a 12ª edição da Semana dos Povos Indígenas, que conta com exposição, contação de histórias, oficinas e feira de cultura, nos dias 14 e 15 de abril

Espaço abriga a 12ª edição da Semana dos Povos Indígenas, que conta com exposição, contação de histórias, oficinas e feira de cultura, nos dias 14 e 15 de abril


Para celebrar o mês do índio, a Prefeitura de São Bernardo promove, por meio da Secretaria de Cultura, a 12ª Semana dos Povos Indígenas no Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800. Nova Petrópolis). A atividade conta com exposição, contação de histórias e oficinas realizadas ao longo deste mês para o resgate e disseminação da cultura indígena. Também haverá uma feira de cultura, que terá 19 etnias, nos dias 14 e 15 de abril. Todas as atividades são organizadas pelo Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais, sediada no espaço.

Desde o dia 2 de abril, o antigo casarão do ex-prefeito Wallace Simonsen abriga a exposição fotográfica “Comunidades Guarani e povos indígenas do Brasil”. Dividida em três partes, a primeira consiste em fotografias do indigenista e historiador Paulo Porto Borges sobre as comunidades Guarani que vivem nas regiões sul e Sudeste do Brasil, bem como Argentina, Uruguai e Paraguai. A segunda parte conta com objetivos, materiais, arcos, lanças, flechas, entre outros, pertencentes ao acervo do Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais. A terceira parte consiste em exibição de filmes e documentários sobre as diversas etnias do Brasil e da América do Sul. A mostra está aberta até 4 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 16h. 

Durante a visita, também é possível participar de contação de história com o curador do Centro, Nardo Negreiros, que apresenta o conto “Inyxiwe: Aquele que trouxe o sol e outras histórias”. Essa narrativa retrata mitos indígenas de diversas etnias do Brasil, utilizando o acervo do Centro de Referência das Culturas Populares. Com duração de 60 minutos, a atividade ocorre às 10h e às 14h. 

Na última sexta-feira (06/04), cerca de 110 alunos, de 4 turmas, do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental da EMEB Professora Nadia Aparecida Issa Pina, no Nova Petrópolis, participaram da atividade. A vice-diretora Sandra Regina Zoadeli Teotônio explicou que a visita fez parte da atividade pedagógica sobre a cultura indígena. “Os alunos tiveram a oportunidade de sair da escola e entrar em contato direto com os objetos feitos pelos índios. Esse tipo de atividade promove uma reflexão, pois os alunos deixam de lado aquele estereótipo do índio romantizado e reconhece sua importância e influência na formação do povo brasileiro”, afirmou. 

Oficina e Feira de Cultura - Além da exposição e contação de história, o Centro também promoverá, a partir de 9 de abril, a oficina “Mitos, ritos e danças”. A atividade tem o objetivo de retratar vários povos indígenas do Brasil a partir da leitura de ritos e mitos. Esta ação é focada em estudantes e educadores em grupos separados. Para participar, é necessário fazer um agendamento prévio até 13 de abril, com horários às 10h30 e às 14h. Informações pelo telefone (11)  4337 7363.

Nos dias 14 e 15 deste mês, a Chácara Silvestre abrigará a Feira de Cultura Indígena. Haverá exposição e venda de produtos de origem indígena como artesanato, instrumentos musicais, livros, entre outros) de mais de 19 etnias.  A feira é uma mostra da riqueza cultural dos povos indígenas brasileiros, e conta também com oficinas de pintura corporal, contação de histórias, apresentações de danças tradicionais, rodas de conversa, entre outras atividades. O evento ocorre das 10 às 16h. 

 



;

Links
Vídeo




Últimas Notícias




Seleção Brasileira sofre, mas vence a Costa Rica por 2 x 0


Sisu: matrícula e lista de espera começam hoje


Com o “Cuidadoso”, Prefeitura de São Bernardo institui o maior programa destinado à Atenção ao Idoso


Em São Bernardo, Campanha do Agasalho recebe 600 peças da empresa Sherwin Willians


Em São Bernardo, exposições, quadrilhas juninas e exibição de filmes gratuitos animam fim de semana


São Bernardo sedia o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística