Em São Bernardo, Chácara Silvestre recebe programação especial para celebrar o mês do índio


 

ABCD - 09/04/2018 - 16:00:04

 

Em São Bernardo, Chácara Silvestre recebe programação especial para celebrar o mês do índio

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Espaço abriga a 12ª edição da Semana dos Povos Indígenas, que conta com exposição, contação de histórias, oficinas e feira de cultura, nos dias 14 e 15 de abril

Espaço abriga a 12ª edição da Semana dos Povos Indígenas, que conta com exposição, contação de histórias, oficinas e feira de cultura, nos dias 14 e 15 de abril


Para celebrar o mês do índio, a Prefeitura de São Bernardo promove, por meio da Secretaria de Cultura, a 12ª Semana dos Povos Indígenas no Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800. Nova Petrópolis). A atividade conta com exposição, contação de histórias e oficinas realizadas ao longo deste mês para o resgate e disseminação da cultura indígena. Também haverá uma feira de cultura, que terá 19 etnias, nos dias 14 e 15 de abril. Todas as atividades são organizadas pelo Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais, sediada no espaço.

Desde o dia 2 de abril, o antigo casarão do ex-prefeito Wallace Simonsen abriga a exposição fotográfica “Comunidades Guarani e povos indígenas do Brasil”. Dividida em três partes, a primeira consiste em fotografias do indigenista e historiador Paulo Porto Borges sobre as comunidades Guarani que vivem nas regiões sul e Sudeste do Brasil, bem como Argentina, Uruguai e Paraguai. A segunda parte conta com objetivos, materiais, arcos, lanças, flechas, entre outros, pertencentes ao acervo do Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais. A terceira parte consiste em exibição de filmes e documentários sobre as diversas etnias do Brasil e da América do Sul. A mostra está aberta até 4 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 16h. 

Durante a visita, também é possível participar de contação de história com o curador do Centro, Nardo Negreiros, que apresenta o conto “Inyxiwe: Aquele que trouxe o sol e outras histórias”. Essa narrativa retrata mitos indígenas de diversas etnias do Brasil, utilizando o acervo do Centro de Referência das Culturas Populares. Com duração de 60 minutos, a atividade ocorre às 10h e às 14h. 

Na última sexta-feira (06/04), cerca de 110 alunos, de 4 turmas, do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental da EMEB Professora Nadia Aparecida Issa Pina, no Nova Petrópolis, participaram da atividade. A vice-diretora Sandra Regina Zoadeli Teotônio explicou que a visita fez parte da atividade pedagógica sobre a cultura indígena. “Os alunos tiveram a oportunidade de sair da escola e entrar em contato direto com os objetos feitos pelos índios. Esse tipo de atividade promove uma reflexão, pois os alunos deixam de lado aquele estereótipo do índio romantizado e reconhece sua importância e influência na formação do povo brasileiro”, afirmou. 

Oficina e Feira de Cultura - Além da exposição e contação de história, o Centro também promoverá, a partir de 9 de abril, a oficina “Mitos, ritos e danças”. A atividade tem o objetivo de retratar vários povos indígenas do Brasil a partir da leitura de ritos e mitos. Esta ação é focada em estudantes e educadores em grupos separados. Para participar, é necessário fazer um agendamento prévio até 13 de abril, com horários às 10h30 e às 14h. Informações pelo telefone (11)  4337 7363.

Nos dias 14 e 15 deste mês, a Chácara Silvestre abrigará a Feira de Cultura Indígena. Haverá exposição e venda de produtos de origem indígena como artesanato, instrumentos musicais, livros, entre outros) de mais de 19 etnias.  A feira é uma mostra da riqueza cultural dos povos indígenas brasileiros, e conta também com oficinas de pintura corporal, contação de histórias, apresentações de danças tradicionais, rodas de conversa, entre outras atividades. O evento ocorre das 10 às 16h. 

 



;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Haddad grava programa eleitoral em frente da sede da PF em Curitiba


Prefeitura de São Bernardo promove pedalada noturna em comemoração ao aniversário da cidade


Prefeitura de São Bernardo oficializa a permissão de uso do Teatro Martins Pena à Corporação Musica


Em São Bernardo, obras do Bom Prato são iniciadas e entrega será em novembro


Em São Bernardo, concerto no Parque Salvador Arena atrai mais de 1,5 mil pessoas


São Bernardo inicia transporte de vigas para o Viaduto da Praça dos Bombeiros