-->


 

Politica - 01/11/2018 - 06:28:27

 

Moro e Bolsonaro se encontram para conversar sobre convite para o Ministério da Justiça

 

Da Redação com agências

Foto(s): Montagem

 

Presidente eleito Jair Bolsonaro e o juiz Sérgio Moro

Presidente eleito Jair Bolsonaro e o juiz Sérgio Moro


O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, reúne-se nesta 5ª feira (1º.out.2018) de manhã com o presidente eleito Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro.

Convidado para assumir o Ministério da Justiça ou, futuramente, uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), Moro conversa pessoalmente, pela 1ª vez, com Bolsonaro, depois da vitória deste no último domingo (28.out.2018).

Há informações sobre a possível transformação do Ministério da Justiça em uma superpasta, agregando Segurança Pública, Controladoria-Geral da União e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), mas a fusão das áreas não foi confirmada oficialmente.

Em entrevista à TV Record na 2ª feira (29.out.2018), Bolsonaro confirmou a possibilidade de fazer convite ao juiz da Lava Jato. No dia seguinte, Moro agradeceu o convite afirmando que estava “honrado” e que “refletiria” sobre o assunto. “Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”, afirmou.

Bolsonaro terá a prerrogativa de indicar ao menos 2 ministros do STF ao longo dos 4 anos de mandato presidencial. Os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello completam 75 anos –idade em que a aposentadoria do STF é compulsória– em 2020 e 2021, respectivamente.

Para o cargo de ministro da Justiça, a escolha de Bolsonaro pode ser feita já na posse em janeiro de 2019. Mas para assumir o posto Sérgio Moro teria que deixar a magistratura, já que o artigo 95 da Constituição impede que juízes assumam outro cargo ou função e que exerçam atividade político-partidária.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet


Vagas do Mais Médicos são reabertas


Maioria do TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro


Conselho de Ética arquiva representação contra deputados petistas


Onyx apresenta lista dos 22 ministérios do governo Bolsonaro


Receita e PF apreendem mais de 285 kg de cocaína no Porto de Santos