Em São Bernardo, transformação do Jardim das Oliveiras avança com conclusão de 90% das obras de drenagem

Economia de Água



 

ABCD - 09/10/2021 - 13:34:13

 

Em São Bernardo, transformação do Jardim das Oliveiras avança com conclusão de 90% das obras de drenagem

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Omar Matsumoto / PMSBC

 

Obras Jd. das Oliveiras

Obras Jd. das Oliveiras


Após atingir nesta semana 90% das obras de drenagem concluídas, a Prefeitura de São Bernardo projeta para este mês o início de mais uma frente de trabalho no processo de descontaminação e melhorias na infraestrutura do Jardim das Oliveiras, desta vez, com o início da pavimentação de ruas e avenidas da região. O cronograma foi detalhado pelo prefeito Orlando Morando neste sábado (09/10) durante vistoria realizada num dos canteiros de obras instalados no bairro.

Nem mesmo a chuva registrada no início da manhã foi suficiente para impedir o avanço das obras no local. Aguardada por moradores do bairro há pelo menos 30 anos, a transformação do Jardim das Oliveiras possui hoje diversas frentes de trabalho para execução das obras de descontaminação e infraestrutura da região, com melhorias em pavimentação, drenagem e saneamento.

“Fiz questão de vim hoje, emenda de feriado, aqui para mostrar que nossas obras têm prazo para começar e terminar. E o avanço de mais uma etapa da transformação do Jardim das Oliveiras comprova isso’’, destacou o chefe do Executivo que, durante a vistoria, esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e do secretário adjunto de Transportes e Vias Públicas, Olímpio Eugênio.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 35 milhões na execução dos trabalhos, em parceria com o Governo do Estado. Com o pacote de obras, a Prefeitura de São Bernardo irá encerrar um dos maiores dramas do local, ocupado na década de 1990, em área do antigo Lixão do Alvarenga.

Nesta etapa de drenagem, está sendo feita a colocação de 1.000 metros de microdrenagem, sistema condutor de coleta e condução da água pluvial até o sistema de macrodrenagem, que, além de retirar a água pluvial dos pavimentos das vias públicas, irá ainda evitar alagamentos, oferecer segurança aos pedestres e motoristas e evitar ou reduzir danos.

Com a conclusão deste processo, nos próximos dias, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas dará início à pavimentação e recuperação de 4 km de extensão de vias.

DEMAIS ETAPAS – Durante a visita ao local, o chefe do Executivo percorreu uma das frentes de trabalho onde equipes estão removendo lixo contaminado presente no solo da região. Nesta etapa, além da remoção deste material, o projeto prevê a implantação de sistema de controle e mitigação de gases. Para isso, será construído um sistema onde deverão operar 123 poços de extração de gases poluentes e 30 poços de monitoramento remoto.

Nos serviços de saneamento básico, serão implementados ainda 11 mil metros de tubulação para a rede de coleta de esgoto.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



São Bernardo reduz em 29% o número de mortes no trânsito em setembro


Zoológico de São Bernardo ganha novo morador com nascimento de filhote de lontra


Prefeitura de São Bernardo antecipa aplicação da segunda dose da Pfizer em adultos


No Dia do Médico, Prefeitura destaca importância dos profissionais na pandemia


Familiares relatam a dor da perda entre as 600 mil vítimas da COVID-19


Consórcio ABC firma parceria para formação superior de agentes de segurança pública e privada