Fausto Silva recebe transplante de coração --> --> -->
-->


 

TV - 28/08/2023 - 00:00:14

 

Fausto Silva recebe transplante de coração

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Instagram

 

Fausto Silva

Fausto Silva


Fausto Silva recebeu um transplante de coração neste domingo (27/6), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador de 73 anos estava internado desde 5 de agosto por insuficiência cardíaca. A cirurgia, que durou aproximadamente 2h30, foi realizada pela equipe médica composta por Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares do Einstein.

O novo órgão chegou ao hospital na manhã deste domingo, após avaliação de compatibilidade realizada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Segundo um boletim divulgado pela equipe médica, “o procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.

Em comunicado, o Ministério da Saúde revelou que entre 19 e 26 de agosto foram feitos 11 transplantes de coração no Brasil, sem contar com o de Faustão. “Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, afirmou a nota oficial.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, com financiamento do SUS para cerca de 88% dos casos. Mas até 16 de agosto, 386 pessoas aguardavam por um coração no país. MC Marcinho, por exemplo, morreu no sábado (26/8) sem conseguir realizar o transplante, após o agravamento de sua condição inclusive tirá-lo da lista.

A espera média por um órgão no Brasil pode chegar até 18 meses. A rapidez no caso de Faustão, que esperou apenas uma semana desde a inclusão na fila, teria acontecido devido à critérios variados, inclusive a gravidade da condição de saúde do apresentador.

No comunicado enviado à imprensa, a equipe do Albert Einstein explicou que o hospital foi notificado da existência de um órgão compatível, já que o tipo sanguíneo do doador era o mesmo do apresentador (B). Nisso, já foram retirados da disputa todos os pacientes de tipos sanguíneos que poderiam gerar complicações.

Em seguida, foi realizada uma avaliação da gravidade da condição dos candidatos. A prioridade é para pacientes internados, que necessitam de medicação inotrópica e/ou precisam de ajuda para o funcionamento do coração por algum dispositivo de assistência circulatória. Nessa condição, pacientes em UTI, como Faustão, passa na frente de candidatos que estão em casa.

Entretanto, quem está em estado mais crítico é descartado, pois não suportaria uma cirurgia tão delicada – foi o que aconteceu com MC Marcinho, que saiu da lista durante a semana passada.

* Com informações de Pipoca Moderna

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Governo adia por 3 meses portaria sobre trabalho aos feriados


Mendonça dá 60 dias para renegociação de acordos da Lava Jato


Moraes volta a defender regulamentação das redes sociais


Parlamento da Hungria aprova adesão da Suécia à Otan


Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas


Rayssa e Filipinho são indicados ao Laureus, maior prêmio do Esporte