Prefeito Orlando Morando lança plataforma SBC em Libras, unindo tecnologia e inclusão --> --> -->
-->


 

ABCD - 10/05/2024 - 19:15:53

 

Prefeito Orlando Morando lança plataforma SBC em Libras, unindo tecnologia e inclusão

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Referência, central irá auxiliar no atendimento da população surda; medida proporciona direito a acesso pleno dos serviços ofertados na cidade

Referência, central irá auxiliar no atendimento da população surda; medida proporciona direito a acesso pleno dos serviços ofertados na cidade


Aliando tecnologia e inclusão, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, lançou oficialmente nesta sexta-feira (10/5) nova plataforma digital chamada SBC em Libras, uma central inovadora de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a primeira do Grande ABC, para auxiliar diretamente no atendimento da população surda aos mais diversos serviços ofertados no município, desde equipamentos de saúde, educação e segurança. O evento de apresentação do programa ocorreu no auditório da Pinacoteca Municipal.

Com a proposta de ampliar acessibilidade e cidadania da comunidade, o programa oferece tradução simultânea, em Libras, permitindo a comunicação com o público surdo no seu próprio idioma. O acesso se dá por meio de QR Code (link https://icom.app/QjMRO), via celular ou no computador. A partir deste acesso, um intérprete da central faz a intermediação da conversa entre o servidor e o surdo que estiver sendo atendido, fortalecendo a autonomia do público.

“Plataforma de extrema importância que proporciona comunicação plena nos serviços prestados no município. Me sinto honrado em iniciar a operação desta ferramenta, política pública efetiva pela inclusão, em respeito à diversidade. A tecnologia tem que ser usada, de fato, para melhorar a vida das pessoas. São Bernardo tinha essa dívida com a população surda e, agora, esse programa se torna realidade. E que a nossa cidade não seja exceção, para que todos possam estar integrados”, frisou o prefeito Orlando Morando.

O investimento se dá no valor de R$ 284,4 mil. A ação, coordenada pela Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo, é ofertada por meio da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), organização gestora da plataforma denominada Icom, que garante o direito, aos surdos, de acesso aos serviços em São Bernardo. A medida já funciona com sucesso em São Paulo, Campinas, São José dos Campos e em estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Paciente que faz reabilitação auditiva no CER (Centro Especializado em Reabilitação) há um ano, Felipe Robbi Torres interagiu durante o evento com a nova ferramenta e rasgou elogios à iniciativa, pontuando que a medida rompe obstáculos. “Esse apoio é uma marca do município, que apresenta progresso e desenvolvimento, pensando no futuro. Encontrávamos barreiras. Desta forma, nos dá autonomia, até porque é difícil depender de outras pessoas. Acessibilidade é possível.”

Segundo o último levantamento do Censo, São Bernardo possui 37.282 moradores com deficiência auditiva e 8.538 com deficiência audita severa. O Brasil tem, atualmente, mais de 10 milhões de pessoas com algum grau de surdez.

DEMAIS AÇÕES – A Central de Libras se soma a outras iniciativas da Prefeitura voltadas ao público surdo. A Emebe (Escola Municipal de Educação Básica Especial) Neusa Bassetto, no Rudge Ramos, é referência na alfabetização de surdos no Grande ABC – diversos alunos da unidade compareceram ao evento. O equipamento foi recuperado em 2017 e, hoje, está inserido no Programa Educar Mais, com jornada escolar de 9 horas diárias. No total, a rede municipal de ensino conta com 87 alunos surdos ou com deficiência auditiva.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura também promoveu, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, a 1ª Feira Inclusiva da cidade, com oferta de vagas exclusivas de emprego e diversos serviços voltados ao público PCD, sob o lema “São Bernardo abraça o que torna a gente único”.

Desde 2022, a cidade ainda sedia o Projeto Sinais com atividades esportivas, culturais e de lazer. O evento, gratuito, é destinado ao público surdo do município, um dos pioneiros a firmar convênio vinculado ao Ministério do Esporte. As atividades ocorrem no Creeba, Centro Recreativo Esportivo Especial do bairro Assunção.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



IGP-M: índice usado no reajuste do aluguel sobe 0,89% em maio


CFM recorre ao STF para derrubar decisão que autoriza assistolia fetal


Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira


Juros recuam, mas rotativo do cartão sobe, atingindo 423,5% ao ano


Hugo Calderano conquista título do WTT Contender Rio


Apenas 11% das escolas têm internet na velocidade certa, diz pesquisa