-->


 

Economia - 05/04/2019 - 10:43:55

 

Hoje, 5 de abril, é o último dia para entrega da Rais 2018

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Termina nesta sexta-feira (5), à meia-noite, o prazo para entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

Termina nesta sexta-feira (5), à meia-noite, o prazo para entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais)


Termina nesta sexta-feira (5), à meia-noite, o prazo para entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia já recebeu os dados de cerca de 7,5 milhões de empresas, que registraram o vínculo de aproximadamente 58 milhões de empregados. Este número corresponde a 92,5% do total de empresas que preencheram a declaração em 2017. 

A Rais é exigida de todos os CNPJs ativos na Receita Federal até o dia 31 de dezembro de 2018. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) com funcionário e os profissionais registrados no Cadastro de Empreendedor Individual (CEI) que contrataram algum empregado no ano passado também devem preencher o documento. A regra vale, inclusive, para as empresas que já estão utilizando o eSocial, pois esse sistema ainda está em fase de implantação.

Estão isentos de preencher a Rais os empreendedores cadastrados como CEI que não tiveram funcionários em 2018. Já para o MEI sem empregados o preenchimento da relação de informações sociais é facultativo. Não entregar a declaração, enviar o formulário com atraso ou informar os dados incorretos pode gerar multa, que varia de R$ 425,64 a R$ 42.641,00.

Como declarar

A declaração é feita pela internet e, para isso, é necessário fazer o download do Programa Gerador de Declaração Rais (GDRAIS2018) no site www.rais.gov.br. Ao final do preenchimento, se todas as informações estiverem inseridas corretamente, o programa mostrará as opções para gravação e transmissão dos dados. Para os empreendedores que possuíam CNPJ, mas que não empregaram ninguém em 2018, o procedimento é mais simples: basta preencher o formulário online Rais Negativa.

As informações da Rais subsidiam a adoção de Políticas públicas voltadas para o emprego e o pagamento do abono salarial PIS/Pasep. Por meio dela, são compilados os dados estatísticos completos acerca do trabalho formal no Brasil.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Prefeitura de São Bernardo promove 1ª Feira de emprego para jovens de 16 a 22 anos


Rússia é banida por doping e está fora de Tóquio 2020 e de Mundiais


Receita abre consulta ao 7º lote de restituição do Imposto de Renda


Bumba Meu Boi pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade


Bolsonaro pede revogação de medida que excluiu atividades de MEI


STF aprova compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal com o MP sem autorização judicial