Carreta da Mamografia de São Bernardo realiza atendimentos na Praça da Igreja Matriz até o fim de agosto

Economia de Água



 

ABCD - 14/08/2021 - 14:20:29

 

Carreta da Mamografia de São Bernardo realiza atendimentos na Praça da Igreja Matriz até o fim de agosto

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Carreta Mamografia

Carreta Mamografia


A Unidade Móvel de Mamografia “Amiga do Peito”, serviço pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, iniciou seus atendimentos na Praça da Matriz, Centro, na manhã deste sábado (14/08). O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve no local, ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a fim de incentivar as mulheres a realizar seus exames. A estrutura ficará estacionada neste local, de 16 a 31 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em celebração ao aniversário da cidade, que completa 468 anos neste mês, foi realizada uma ação especial na prevenção do câncer de mama. A carreta funcionou sem agendamento prévio para a realização de até 80 mamografias. Para mulheres com até 49 anos, bastava comparecer com o pedido médico do exame em mãos. Já as que compreendem a faixa etária de 50 a 69 anos, não precisavam do encaminhamento médico para fazer a mamografia.

AÇÃO PIONEIRA – Em funcionamento no município desde outubro de 2018, o equipamento permitiu a ampliação da oferta de exames de mamografia, sem fila de espera, o que na avaliação do prefeito Orlando Morando foi um grande ganho para a Saúde da Mulher.

“O câncer de mama é uma das doenças que mais matam no mundo. Este foi um investimento importante para que pudéssemos realizar 4.000 mamografias mensais. Antes da carreta eram apenas 2.500. Com a rapidez do diagnóstico, o tratamento é mais eficaz e tem maiores chances de cura”, destacou o chefe do Executivo.

Durante a pandemia, todos os protocolos sanitários estão sendo respeitados. Os equipamentos passam por uma rigorosa limpeza a cada paciente. Também é exigido o uso de máscara facial, com aferição da temperatura antes da realização do exame.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, enfatizou a importância de se realizar a mamografia anualmente. “Trata-se de um importante exame preventivo da Saúde da Mulher, na qual todas as mulheres com indicação médica devem fazer. Mulheres com mais de 40 anos devem realizar o procedimento todos os anos”, explicou.

EXAME PREVENTIVO – A comerciante Adeline Galdino Ramalho, de 51 anos, destaca que a mamografia anual está inserida em sua agenda. “Com a pandemia, havia ficado mais difícil agendar exames, especialmente no convênio. Por isso, ter esse equipamento à disposição nos ajuda demais. Entendo a importância de se fazer esse exame preventivo, há alguns anos, perdi uma cunhada, que descobriu o câncer de mama em estágio avançado. Temos de nos cuidar”, disse.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



São Bernardo reduz em 29% o número de mortes no trânsito em setembro


Zoológico de São Bernardo ganha novo morador com nascimento de filhote de lontra


Prefeitura de São Bernardo antecipa aplicação da segunda dose da Pfizer em adultos


No Dia do Médico, Prefeitura destaca importância dos profissionais na pandemia


Familiares relatam a dor da perda entre as 600 mil vítimas da COVID-19


Consórcio ABC firma parceria para formação superior de agentes de segurança pública e privada