Prefeito Orlando Morando apresenta detalhes do Programa Viver Melhor à Bia Doria --> --> -->
Horário de Verão - Acaba


 

ABCD - 16/03/2022 - 22:35:04

 

Prefeito Orlando Morando apresenta detalhes do Programa Viver Melhor à Bia Doria

 

Da Redação com agências

Foto(s): Gabriel Inamine / PMSBC

 

Programa Viver Melhor

Programa Viver Melhor

Horário de Verão - Acaba

A convite do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, a primeira-dama e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, conheceu, nesta quarta-feira (16/3), os detalhes do Programa Viver Melhor, iniciativa pioneira que realiza verdadeira transformação no Núcleo DER. A ação está sendo viabilizada pelo Governo do Estado, a partir de projeto desenvolvido em parceria pela Prefeitura e pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), e prevê a recuperação de unidades familiares já constituídas, em inadequação habitacional, localizadas no km 19 da Via Anchieta.

Em visita ao Instituto Mauá de Tecnologia, o chefe do Executivo de São Bernardo destacou o pioneirismo do programa e os benefícios trazidos para o município. “São Bernardo foi a primeira cidade do Estado a receber o Programa Viver Melhor. É uma enorme satisfação constatar como a intervenção do poder público, a partir dessa integração com a academia, é capaz de melhorar o dia a dia das pessoas, devolvendo a elas autoestima e dando mais qualidade de vida”.

Iniciado em julho de 2021, o Programa Viver Melhor realiza melhorias internas e externas em 500 residências no Núcleo DER sem qualquer custo às famílias, a partir de investimento de R$ 8 milhões por parte do Governo do Estado. Os serviços, executados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), incluem desde cobertura, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros.

“Achei o projeto maravilhoso. Fiquei muito satisfeita com essa apresentação técnica. Certamente, essa ação poderá ser estendida para outras comunidades”, comentou Bia Doria. Já a deputada estadual Carla Morando ressaltou os impactos positivos da ação no dia a dia das pessoas. “O Programa Viver Melhor traz a essas famílias a dignidade de continuar morando na casa que construíram, mas agora com infraestrutura adequada e em segurança”, diz.

METODOLOGIA INOVADORA – Secretário da Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto explica que o Programa Viver Melhor teve como base projeto de pesquisa e assessoria técnica especializada realizado pela Prefeitura em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. “O trabalho foi, inclusive, premiado com o ‘Selo de Mérito 2020’, oferecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação”, observa.

O projeto apresentou sugestões individuais e viáveis de melhorias habitacionais no Núcleo DER, além de alternativas mais eficazes de iluminação pública, paisagismo, arborização e áreas verdes, áreas de reciclagem de lixo, lazer, regularização das instalações elétricas, e demais melhorias sócio ambientais, com recomposição, requalificação e melhorias na aparência de fachadas externas das edificações pertencentes ao núcleo.

As autoridades foram recebidas pela superintendência, reitoria e diretoria do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, nas figuras do reitor, professor doutor José Carlos de Souza Junior, do diretor do Centro de Pesquisas, José Roberto de Augusto Campos, e do coordenador do projeto, professor Eduardo Linzmayer, entre outros.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Em decisão liminar, desembargador determina soltura de Milton Ribeiro


Festival Culturas e Sabores é opção de lazer em São Bernardo no fim de semana


São Bernardo prepara novas operações integradas entre GCM e as Polícias Civil e Militar


Total de empresas ativas cresceu 3,7% no Brasil em 2020


Morre no Rio, aos 88 anos, a atriz, escritora e ex-modelo Danuza Leão


Decreto suspende queimadas em todo território nacional