São Bernardo antecipa para esta sexta-feira aplicação da 4ª dose em idosos de 80 anos ou mais --> --> -->
Horário de Verão - Acaba


 

ABCD - 17/03/2022 - 12:31:38

 

São Bernardo antecipa para esta sexta-feira aplicação da 4ª dose em idosos de 80 anos ou mais

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Ricardo Cassin / PMSBC

 

São Bernardo oferta a imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 UBSs

São Bernardo oferta a imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 UBSs

Horário de Verão - Acaba

A Prefeitura de São Bernardo antecipou para esta sexta (18/03) o início da aplicação da quarta dose em idosos de 80 anos ou mais que tenham tomado a terceira dose há pelo menos 4 meses, conforme prevê o Plano Estadual de Imunização (PEI). Pessoas de 90 anos ou mais serão vacinadas em domicílio e o público entre 80 e 89 anos poderá se dirigir a uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para imunização por demanda livre, conforme o horário de atendimento de cada unidade. É preciso apresentar documento de identificação e o comprovante das doses anteriores.

O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com encerramento da vacinação às 18h.

De acordo com o prefeito Orlando Morando a estratégia de antecipar a vacinação dos públicos tem funcionado desde o início da campanha contra a Covid-19. “Essa população já completou o intervalo de 4 meses exigido entre as doses e temos vacina em estoque, portanto, as equipes já estão trabalhando para antecipar a imunização deste grupo mais vulnerável contra a doença”, relatou.

Cerca de 2 mil idosos com 90 anos ou mais estão aptos no município para receber a quarta dose. Qualquer imunizante já aprovado pela Anvisa (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen) poderá ser usado nesta fase da campanha.

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, explica que as doses adicionais são responsáveis pela reativação da resposta imunológica do organismo. “Quando aplicamos o imunizante estamos despertando nosso corpo e o mantendo em alerta no combate daquela doença. Como a vacina ainda não impede a contaminação, ativar o mecanismo de defesa é fundamental para evitar os casos graves e as internações”.

VACINAÇÃO POR LIVRE DEMANDA – São Bernardo oferta a imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.

COBERTURA VACINAL – Até esta quinta-feira (17/03), São Bernardo contabiliza 1.826.752 doses aplicadas contra a Covid-19, o que confere uma cobertura vacinal de 100% da população adulta com pelo menos uma dose, 96% com a segunda dose e 69% com a dose de reforço. Entre as crianças, de 5 a 11 anos, 59.425 já receberam a primeira dose e 21.153 as duas doses, o que representa 84% e 30% deste público-alvo. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 97% para primeira dose ou dose única e de 89% para a segunda dose.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Em decisão liminar, desembargador determina soltura de Milton Ribeiro


Festival Culturas e Sabores é opção de lazer em São Bernardo no fim de semana


São Bernardo prepara novas operações integradas entre GCM e as Polícias Civil e Militar


Total de empresas ativas cresceu 3,7% no Brasil em 2020


Morre no Rio, aos 88 anos, a atriz, escritora e ex-modelo Danuza Leão


Decreto suspende queimadas em todo território nacional