Luis Fernando dispara contra Orlando Morando, mas esquece Alex Manente --> --> -->
-->


 

ABCD - 10/05/2024 - 14:00:52

 

Luis Fernando dispara contra Orlando Morando, mas esquece Alex Manente

 

Vicente Barone * .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Vicente Barone

Vicente Barone


O PT (Partido dos Trabalhadores) dedicou-se a batalhas fora das capitais. Uma delas será em São Bernardo do Campo, onde o sindicalismo se encontra com a política no início dos anos 1980, dando origem ao PT e criou seu principal dirigente. A cidade é uma espécie de Meca do PT. É aqui que Lula mantém sua residência eleitoral e também onde viveu uma das passagens mais significativas de sua biografia recente: o dia em que foi preso pela Operação Lava-Jato e se refugiou na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, antes de ir para o Polícia. Antes disso, em 2012, o então prefeito da cidade, Luiz Marinho, petista, também iniciou a construção de um museu em homenagem ao presidente, mas devido a corrupção de receita federal, o fito mudou e o prédio foi revertido em Fábrica da Cultura e inaugurado pelo atual prefeito Orlando Morando, PSDB. O PT governou São Bernardo por 24 anos, mas, porém, em seis mandatos não consecutivos. Em 2016, o PSDB acabou com a hegemonia e, entre outras coisas, finalizou o projeto do museu. Para o PT, a recuperação do território é uma missão. Para Lula, além da missão, é uma questão de honra.

Desde o ano passado, o presidente manifestou pessoalmente a escolha do nome para concorrer às eleições. Perder não é uma opção. Se nada mudar, o pré-candidato petista será o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Lula já decidiu que se comprometerá pessoalmente com essa tarefa. Hoje, como na maior parte do país, a polarização política também afetará o conflito local. O atual prefeito da cidade, o tucano Orlando Morando, está no segundo mandato, tem uma administração conceituada, com mais de 70% de aprovação nas pesquisas recentes e já afirmou que seu pré-candidato, Flávia Morando, filiada ao União Brasil, terá o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ou seja, a cidade acaba reproduzindo o cenário nacional: de um lado os militantes do PT e do outro apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Lula impacta a cidade através de sua história. Mas seu candidato em São Bernardo não tem consistência nem na base do PT”, minimiza o atual prefeito Orlando Morando.

A Guarda Civil Municipal, GCM, de São Bernardo, foi acionada na segunda-feira, 18, para apurar se ônibus de um pré-candidato a prefeito, do PT, atual deputado estadual, estivesse atuando no furto energia elétrica de áreas públicas ou não, e se efetuaram o "pagamento do preço público", junto à prefeitura da cidade. O carro é do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, PT, que disputa a prefeitura da cidade nas eleições de 2024.

Boletim de Ocorrência (B.O.) foi realizado e nele consta que a GCM foi acionada às 11h40 do dia 18 de março. na praça Domingos Vanzella, no Jordanópolis, onde foi notado que havia um cabo elétrico ligado (tomada) de forma a ligar a praça (pública) ao referido ônibus. Perito técnico analisará a referida tomada. Um histórico do ônibus será investigado para saber se houve, ou não, "modus operandi", sem o conhecimento ou prévia autorização da prefeitura, na ação em questão.

Irmão de Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Lula, Luiz Fernando Teixeira encontra-se no terceiro mandato como deputado estadual. Já Carla Morando, que é formada em Fisioterapia, elegeu-se pela segunda vez à Alesp no pleito do ano passado, quando obteve pouco mais de 177 mil votos, contra cerca de 141 mil do petista. Além disso Carla Morando vem trazendo um volume respeitável de verbas para a cidade, enquanto que o pré-candidato do PT não.

O petista afirmou, em entrevista ao jornal regional, que "Reitero que a crítica foi no sentido de que o atual prefeito de São Bernardo prevaricou em seus governos com a saúde, assistência social, atenção às políticas em defesa das crianças e adolescentes, a cultura, o esporte, a segurança pública, a geração de emprego, etc, focando, quase integralmente, em articulação política em prol das pré campanhas e campanhas de sua esposa. Que nenhum projeto novo trouxe, a não ser dar continuidade aos projetos e às obras de Luiz Marinho. A única mudança e novidade foi lançar sua esposa na política", disse Luis Fernardo. Porém após analisar as declarações do deputado petista, a reportagem percebeu que seu discurso é devido ao confronto nas eleições e que Orlando Morando mudou a cidade e foi responsável por melhorias em hospitais na cidade.

Em pesquisa do Paraná Pesquisas de maio de 2024, notou-se que a sensação dos entrevistados em relação ao aumento de preços nos supermercados aumentaram 48,4%, em janeiro, para 55,0% em maio de 2024.

Outro fato interessante é com relação a popularidade do presidente que caiu mês a mês mostrando insatisfação do público.

A discussão tende a ser acirrada. Pesquisas realizadas revelam que a popularidade de Lula, embora não seja a mesma de outras épocas, ainda é elevada no município. “Tenho um perfil diferente no partido”, enfatiza. “Na última eleição, até quem não gosta do PT votou em mim”, enfatiza o pré-candidato. Reverter o cenário atual não será uma tarefa fácil, mesmo que entre em cena um importante petista.

Estranhamente Luis Fernando não atacou até agora o principal concorrente até agora, Alex Manente, Cidadania, mas sim Orlando Morando, que já indicou sua pré-candidata, Flávia Morando, do União Brasil, que seria a continuidade de seu governo.

Uma derrota na cidade seria interpretada como um passo importante no processo de miniaturização do partido, sem falar nos ataques ao prestígio pessoal do presidente. Em outras palavras: alto risco, baixa recompensa.

* Vicente Barone é analista político, editor chefe do Grupo @HORA de Comunicação, esteve à frente de diversas campanhas eleitorais como consultor político e de marketing, foi executivo de marketing em empresas nacionais e multinacionais, palestrante nacional e internacional para temas de marketing social, cultural, esportivo e de trasnporte coletivo, além de ministrar aulas como professor na área para 3º e 4º graus - www.barone.adm.br

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



IGP-M: índice usado no reajuste do aluguel sobe 0,89% em maio


CFM recorre ao STF para derrubar decisão que autoriza assistolia fetal


Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira


Juros recuam, mas rotativo do cartão sobe, atingindo 423,5% ao ano


Hugo Calderano conquista título do WTT Contender Rio


Apenas 11% das escolas têm internet na velocidade certa, diz pesquisa