O governo dos Estados Unidos cancelou vistos do ministro Benedito Gonçalves, do STJ, e de diversas autoridades próximas ao ministro Alexandre de Moraes. A medida ocorre em meio a tensão diplomática causada por julgamentos políticos e reações do governo brasileiro.
John Williams afirma que choques recentes, como pandemias e tensões geopolíticas, mostram que a política monetária precisa ser mais flexível e coordenada globalmente para enfrentar riscos fora dos modelos tradicionais.
Liderança universitária exige compromisso institucional com pluralidade, apartidarismo e respeito à diversidade, protegendo o espaço público do ensino superior de influências políticas e religiosas.
A ausência de consenso sobre o orçamento entre Casa Branca, deputados e senadores do Congresso dos Estados Unidos resulta em bloqueio de serviços públicos e ameaça setores essenciais, ampliando o clima de incerteza política em Washington.
Revogação dos vistos e sanções da Lei Magnitsky contra ministros do STF, procuradores, juízes auxiliares e familiares pelo governo dos EUA aprofundam tensões políticas, diplomáticas e econômicas com reflexos internos e bilaterais.
Avistamentos de drones russos em espaço aéreo europeu, como Dinamarca, Polônia e Romênia, provocam reações oficiais, críticas de países afetados e medidas emergenciais da União Europeia e da OTAN para conter o avanço e os riscos à segurança regional.