Casarão da Chácara Silvestre reabre neste sábado (26/06) com exposição do edital de artesanato da Lei Aldir Blanc

Economia de Água



 

Lazer - 25/06/2021 - 18:10:23

 

Casarão da Chácara Silvestre reabre neste sábado (26/06) com exposição do edital de artesanato da Lei Aldir Blanc

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Omar Matsumoto / PMSBC

 

Segundo Andresa de Moraes, curadora da exposição, este edital foi elaborado para atender artesãos que sofreram o impacto da pandemia. Por fim, tornou-se uma grata surpresa

Segundo Andresa de Moraes, curadora da exposição, este edital foi elaborado para atender artesãos que sofreram o impacto da pandemia. Por fim, tornou-se uma grata surpresa


A atriz e artesã Lauren Barbosa, de 22 anos, moradora do bairro Areião, terá uma experiência inédita na vida. Como uma das contempladas pelo edital “Prêmio Mostra de Artes – Artesanato”, da Lei Federal Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), terá a sua criação artística denominada de “Mini Museu” exposta no Casarão da Chácara Silvestre, ao lado das obras de mais 36 artesãos premiados.

Sede do Centro de Referência das Culturas Populares e Tradicionais, o espaço será reaberto neste sábado (26/06), às 10h, apenas para convidados, depois de mais de um ano fechado em virtude da pandemia de Coronavírus. O local será liberado para visitação ao público geral na terça-feira (29/06). O período de visitação da mostra vai até 27 de agosto, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, com agendamento e protocolo específico para a segurança dos visitantes.

Segundo Andresa de Moraes, curadora da exposição, este edital foi elaborado para atender artesãos que sofreram o impacto da pandemia. Por fim, tornou-se uma grata surpresa. “Esse processo da Lei Aldir Blanc revelou inúmeros talentos e fortaleceu o relacionamento com os artesãos. Encontramos um grupo múltiplo, diverso e com trabalhos incríveis que vão além da utilidade”, afirmou.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto José Guazzelli, a Mostra de Artesanato é um exemplo de trabalho em conjunto, entre a equipe da Secretaria de Cultura e Juventude e a sociedade civil. "Esse trabalho permitiu com que houvesse não só o apoio financeiro emergencial, mas também a valorização dessa classe artística. A mostra é a finalização desse processo de trabalho de sucesso", disse.

MINI MUSEU

Com o seu “Mini Museu”, Lauren Barbosa é um dos destaques. Entre as esculturas está a releitura dos quadros “Noite Estrelada”, de Van Gogh, e “Monalisa”, de Leonardo Da Vinci. Há outros personagens retratados como a atriz Fernanda Montenegro, os apresentadores Chacrinha e Sílvio Santos, entre outros.

A relação de Lauren com o artesanato começou como o da maioria das pessoas: fonte de renda para auxiliar a família. “Comecei a fazer colares e chaveiros para vender”. Ao saber do edital, resolveu testar seu talento como escultora. “Não usei uma técnica específica, além do biscuit, usei outros materiais como madeira e isopor para deixar as esculturas mais leves. Estou muito feliz por participar de uma exposição pela primeira vez”, disse.

AGENDAMENTO

A visitação está aberta para grupos de 20 pessoas. Para agendar a visita, basta ligar para o telefone (11) 94795 1451 ou enviar e-mail para chacara.silvestre@saobernardo.sp.gov.br.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



São Bernardo reduz em 29% o número de mortes no trânsito em setembro


Zoológico de São Bernardo ganha novo morador com nascimento de filhote de lontra


Prefeitura de São Bernardo antecipa aplicação da segunda dose da Pfizer em adultos


No Dia do Médico, Prefeitura destaca importância dos profissionais na pandemia


Familiares relatam a dor da perda entre as 600 mil vítimas da COVID-19


Consórcio ABC firma parceria para formação superior de agentes de segurança pública e privada