Ampliação da Escola Municipal Tupiry eleva vagas em 35%

 

Litoral - 21/03/2009 - 14:03:47

 

Ampliação da Escola Municipal Tupiry eleva vagas em 35%

Mais espaçosa e organizada, unidade oferece 200 novas vagas

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Desde o início desse ano letivo, a escola municipal de Educação Infantil e Creche Vila Tupiry (localizada na rua Itamacás, nº 70, Bairro Tupi), passou a oferecer mais 200 vagas, atendendo a lista de espera da própria unidade e de escolas dos bairros vizinhos. A unidade, que antes da reforma atendia 560 crianças de 0 a 6 anos, passou a atender 760, o que representa um aumento de vagas de 35%. O aumento foi possível devido à ampliação e revitalização do prédio, obra que será entregue oficialmente pelo prefeito Roberto Francisco na terça-feira (24), às 17 horas. As obras exigiram investimento de R$ 3.65 milhões.

De acordo com a diretora da unidade, Cícera Gomes de Oliveira, todos os contratempos que envolvem a realização de uma reforma valeram a pena. “Estávamos ansiosos e preocupados no início, devido a todas as adaptações que precisaram ser feitas para continuarmos com as aulas em meio às obras. Mas quando constatamos que a escola ficou melhor, mais bonita, ampla e organizada, concluímos que tudo valeu a pena. As crianças amaram!”.

Prédio – Com melhor aproveitamento do espaço, a escola passou a ter 3.236 metros quadrados de área construída, o equivalente a 50% de ampliação. A unidade ganhou mais quatro berçários, um lactário, dois banheiros infantis e áreas para solário em todos os berçários. Também ganhou sala de informática e um novo setor de serviços, que engloba lavanderia, depósito de material de limpeza e vestiário para funcionários.

O pátio foi ampliado e coberto com telhas autoportantes. “Por não necessitar de pilares ou vigas, esse tipo de telha permite um ganho em área livre. Sua manutenção também é mais prática e barata”, explica o chefe da Divisão de Planejamento da Rede Física da Secretaria de Educação (Seduc), Fabrício Menezes de Paula. Os pátios para berçários também foram cobertos. “Com este serviço os espaços para as crianças brincarem é mantido também em dias de chuva. Além disso, a escola já possui área verde para os dias de sol”, observa a subsecretária de Gestão Administrativa da Seduc, Elaine Louzano Ferreira.

A sala dos professores e respectivos sanitários foram reformados e as dependências do setor administrativo (diretoria, secretaria, depósito e copa) foram remodeladas.

A despensa e a cozinha foram ampliadas e adaptadas, com instalação de bancadas e torneiras em alturas adequadas e prateleiras abaixo das bancadas para facilitar a organização. “Esses detalhes visam a praticidades e conseqüente melhora no desempenho dos funcionários”, pontua Elaine.

Foram feitas, ainda, modificações no acesso à escola, separando a entrada dos pais, funcionários e alunos, visando mais organização.

Manutenção e redimensionamento dos sistemas elétrico e hidráulico, revisão dos telhados e calhas, troca de pisos e instalação de caixa d’água de 76 mil litros foram incluídos na revitalização, que também englobou a implantação de sensores de abertura de portas e novos pontos para câmeras de monitoramento.

A fachada ganhou gradis e muretas revestidas com cerâmica anti-pichação. “Todos esses itens compõem o padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura”, informou Elaine.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo