O spam é uma pedra no sapato tão grande que as três maiores rivais em e-mails - a AOL, a Yahoo! e a Microsoft - decidiram juntar forças para combatê-lo.
As três empresas querem desen-volver estratégias e ferramentas mais eficientes para evitar o entupimento da caixa postal de seus usuários.
Mas elas querem mudar a atual dinâmica de envio das mensagens, ou seja, encontrar uma nova forma que torne mais fácil determinar exatamente de onde elas vêm e sobre o que falam.
AOL, Microsoft e Yahoo! já têm hoje ferramentas próprias de combate ao spam - mas todos sabemos que esta é uma disputa de gato e rato. Os spammers sempre inventam formas para burlar as regras das ferramen-tas que deveriam barrá-los.
Segundo o The New York Times, as três companhias acham que a culpa é do grupo de acadêmicos e engenheiros que criaram o sistema de correio eletrônico virtual há muitos anos atrás, porque “deixa-ram que fosse fácil demais falsificar o nome e o endereço do reme-tente”.
Uma vez que consigam criar um sistema no qual o usuário poderá identificar quem realmente enviou aquela mensagem, as três empresas acreditam que será possível criar listas de marque-teiros online que se comprometam com uma espécie de “manual de boas práticas” da propaganda por e-mail.
E os usuários terão mais poder para barrar as mensagens daqueles que não estiverem em suas “listas de aprovados”.
|