O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco, entregou nesta quinta-feira (19), à comunidade do bairro Aviação, a Escola Municipal Layde Rodrigues Reis Loria, que atenderá 555 crianças com Educação Infantil e Creche. A obra exigiu investimento de cerca de R$ 2,2 milhões de reais. “Esta escola não é simplesmente mais uma obra, mas continuidade das propostas iniciadas no governo passado. Vamos prosseguir investindo em Educação e em outros setores, com atenção especial na área da saúde, já que este é o ano da saúde em Praia Grande”, declarou o prefeito, comentando também a escolha do nome da escola. “Layde foi uma emancipadora e fez muito por esta Cidade. Nada mais justo que colocar o nome dela numa escola”.
Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, destacou a preocupação da Administração Municipal em atender a demanda por vagas. “Esse governo se inicia de forma muito positiva, com a entrega de quatro escolas para zerar as listas de espera por vagas”, ressaltou, se referindo às unidades que serão entregues ainda este mês.
Maura também destacou a importância de Layde para o município. “Ela foi mãe, esposa, profissional, guerreira e emancipadora, representando a história de Praia Grande. Portanto, esta é uma pequena homenagem. Os alunos deverão conhecer sua história”, salientou.
Projetos – A secretária aproveitou o momento para anunciar novos projetos na área educacional. Segundo ela, a partir de abril, todas as escolas municipais de Ensino Fundamental contarão com laboratório móvel de ciências. “As escolas já receberam os equipamentos e começarão a utilizá-los em abril, após a capacitação dos professores de ciências e biologia”.
Ela também anunciou que, ainda em abril, serão entregues kits gratuitos de materiais escolares para os 42 mil alunos da rede municipal. “Gostaríamos de já ter realizado essa entrega, mas o processo para a realização de compras numa prefeitura envolve publicações de editais, licitações e outros procedimentos, se tornando demorado. Além disso, esse governo começou em janeiro. Só a partir daí se iniciaram os procedimentos”, esclareceu. Os kits individuais serão variados de acordo com a série do aluno. As escolas também receberão kits de materiais coletivos.
Homenagem – Compondo o palanque das autoridades, o ex-prefeito por três gestões, Dorivaldo Loria Júnior, o Dozinho, discorreu sobre a trajetória ativa homenageada, sua falecida esposa, Layde Loria, ressaltando sua atuação em prol da Cidade. “Ela partiu sem partir porque seu carinho pelo povo de Praia Grande vai estar sempre presente”. Dozinho também contou, emocionado, como eles se conheceram e como foi o início do namoro. “Passei 50 anos amando e vou continuar por mais 50”, disse, em tom poético.
Outras autoridades também comentaram sobre a importância de Layde. O presidente da Câmara Municipal, Katsu Yonamine, ressaltou suas ações na Câmara. “Em meu primeiro mandato como vereador, trabalhei ao lado dela e aprendi muito. Essa homenagem é até pouca pelo muito que ela já fez”, afirmou
A ex-primeira dama Layde Rodrigues Reis Loria faleceu no último dia 30 de janeiro, aos 75 anos. Entre diversas funções desempenhadas por Layde estão a de vereadora de Praia Grande, por dois mandatos (1973-1976 e 2001- 2004), secretária de Promoção Social, presidente da Prodepg (Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande), secretária de Governo e coordenadora do Gabinete do Prefeito Dozinho.
Escola – Situada na Rua Gaspar de Lemos, nº 100, a escola Layde Rodrigues Reis Loria tem 1.940 metros quadrados de área construída e segue o padrão de excelência adotado pela Administração nos prédios públicos.
A nova unidade tem oito salas de aula, sala de informática e de multimeios. Na ala de creche, conta com 2 salas de atividades e 3 berçários com banheiros, 3 solários e lactário. A área administrativa possui salas para direção, assistente e secretaria, além de recepção, sala dos professores com dois sanitários, almoxarifado e arquivo morto. Já no setor de serviços, o prédio abriga cozinha, refeitórios, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza e dois sanitários para funcionários. Outros quatro banheiros atenderão os alunos.
Dois playgrounds com grama sintética e dois pátios (um coberto e outro ao ar livre) também integram a unidade.
De acordo com a subsecretária de gestão administrativa da Secretaria de Educação, Elaine Ferreira Louzano Ferreira, o prédio possui todos os itens que compõem o padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura. “As fachadas contam com gradis e muretas revestidas com cerâmica antipichação. A unidade possui, ainda pontos para câmeras de monitoramento, além de sensores de abertura de portas”.
Ônibus – Durante a inauguração, também foram entregues oficialmente cinco micro-ônibus e um caminhão novos, que serão utilizados pela Secretaria de Educação. O micro-ônibus, com capacidade para 29 pessoas, cada um, serão utilizados para atender as nove escolas de Complementação Educacional (ECE), antigas Escolas de Período Integral (EPI), levando os alunos para atividades fora das unidades. Além disso, também servirão para transportar estudantes do SuperEscola em competições no Município. Os dois ônibus utilizados atualmente para essa finalidade serão aproveitados para diversos projetos no Ensino Infantil e Fundamental. O caminhão com capacidade para 16 toneladas será utilizado para transporte da merenda escolar e complementa a frota composta por mais dois veículos, que possuem menor capacidade: um de 3 e outro de 6 toneladas. O caminhão possui compartimento para cinco trabalhadores e será utilizado no abastecimento das cozinhas escolares.
Obras – Ainda este mês, serão entregues o novo prédio da escola Manoel Nascimento Júnior (dia 26, às 10 horas) e as obras de ampliação e revitalização das escolas Tupiry (dia 24, às 17 horas) e Sérgio Dias de Freitas (dia 31, às 17 horas).
A prefeitura está construindo, ainda, outras duas escolas no Bairro Quietude, sendo uma de Ensino Fundamental e outra de Educação Infantil.