Em duelo entre duas das principais revelações do futebol paulista nos últimos anos, o jovem atacante Dentinho levou a melhor sobre a sensação Neymar no gramado do Estádio do Pacaembu, na tarde deste domingo. Em jejum nos clássicos desde o rebaixamento à segunda divisão do futebol brasileiro, no final de 2007, o Corinthians desencantou ao vencer o Santos por 1 a 0, contando com um gol salvador de sua maior promessa.
No aguardado confronto entre o jovem santista e o badalado craque Ronaldo, quem roubou a cena foi mesmo Dentinho, que marcou pela primeira vez na temporada. Ao mesmo tempo em que o corintiano saiu de campo como herói, aplaudido pela torcida que lotou o estádio paulista, Neymar terá que esperar mais um pouco para brilhar em clássicos e, inclusive, foi até substituído aos 14min do segundo tempo.
Com o resultado, o Corinthians interrompe uma incômoda marca que permanecia desde setembro de 2007, quando venceu o São Paulo por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, em meio ao drama da queda à Série B, o time encarou tradicionais adversários do Estado cinco vezes, colecionando três empates e duas derrotas no período.
Para voltar a vencer nos clássicos paulistas, o Corinthians também precisou passar por um rival indigesto neste domingo. Desde 2002, em 19 encontros anteriores, os santistas venceram 13 deles, empataram outros três e saíram derrotados apenas três vezes. O histórico recente ainda trazia a polêmica do jogo anulado por conta do escândalo da arbitragem no Brasileiro de 2005, conquistado pelo time do Parque São Jorge. Depois de 4 a 2 para a formação da Baixada, os corintianos deram o troco na remarcaçãom quando venceram por 3 a 2.
No duelo deste domingo, ao contrário do que ocorreu nas únicas três partidas em que esteve em campo (Itumbiara, Palmeiras e São Caetano), Ronaldo teve pouco espaço e não conseguiu mostrar serviço. Em uma das raras oportunidades que caiu nos seus pés, aos 32min do segundo tempo, perdeu chance clara ao chutar em cima de Fábio Costa. Mesmo assim, deixou o gramado aplaudido para a entrada de Jorge Henrique, quatro minutos depois.
Já Neymar apareceu no período em que esteve em campo e mostrou movimentação. No entanto, foi sacado pelo técnico Mancini no segundo tempo, na tentativa de ganhar o meio-campo com a entrada de Madson. Com os dois astros bem marcados, sobrou espaço para Dentinho aos 15min de bola rolando. Bem posicionado, o camisa 31 apareceu atrás de Triguinho e completou de cabeça um cruzamento de Douglas, sem dar chances de defesa para Fábio Costa.