Prefeitura de Praia Grande entrega obras da Escola Municipal Vila Tupiry hoje(24)

 

Litoral - 24/03/2009 - 15:45:18

 

Prefeitura de Praia Grande entrega obras da Escola Municipal Vila Tupiry hoje(24)

Escola Tupiry tem 57% de ampliação

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Totalmente transformada, unidade será inaugurada nesta terça (24)

Totalmente transformada, unidade será inaugurada nesta terça (24)

Nesta terça-feira, (24), às 17 horas, a prefeitura entrega à comunidade as obras de ampliação e revitalização da escola municipal Vila Tupiry, que fica Rua Itamacás, nº 70, no Bairro Tupi. A unidade, que antes da reforma atendia 560 crianças, passou a atender 760 (aumento de 35% no número de vagas), nas áreas de Educação Infantil e Creche (0 a 6 anos). Considerada a maior obra do gênero já realizada numa escola municipal da Cidade, o trabalho ampliou a área útil do prédio em 57% e transformou totalmente as instalações. De acordo com a subsecretária de Gestão Administrativa da Seduc, Elaine Louzano Ferreira, as mudanças promovem mais conforto, organização, espaço e vagas para os alunos, justificando o investimento de R$ 3,6 milhões.

Construída em 1981, sendo um dos prédios escolares mais antigos do município, a escola só havia passado por pequenas reformas e uma única ampliação, também pequena. “O prédio original estava totalmente obsoleto no que se refere à funcionalidade, ao padrão construtivo e ao dimensionamento das instalações hidráulicas e elétricas”, comentou Elaine.

Com a obra, a unidade escolar foi ampliada de 2.011 para 3.236 metros quadrados de área construída. Um de seus diferenciais foi a instalação de telha autoportante no pátio central. “É a primeira escola da cidade a receber esse tipo de telhado, que permite melhor aproveitamento do espaço, por não necessitar de pilares ou vigas.

Além disso, sua manutenção também é mais prática e barata”, afirma Elaine. O pátio também aumentou sua área, passando a ter mais de 700 metros quadrados. “Antes, ele não era totalmente ocupado porque possuía interferências, como pilares, floreiras e caixa d’água. Agora pode ser plenamente utilizado para as atividades pedagógicas”, disse a subsecretária de Gestão Administrativa da Seduc.

Para complementar as salas de aula e berçários existentes, foram construídas três salas de atividades, mais um berçário e dois banheiros, totalizando 690 metros quadrados acrescidos à área original. A escola também ganhou laboratório de informática para alunos de 4 a 6 anos.

A área administrativa passou de 20,56 para 118,75 metros quadrados, contando agora com almoxarifado, copa e sala de professores com sanitários, além da secretaria e diretoria, que já existiam. O setor de serviços (lavanderia, depósito e vestiários feminino e masculino) passou de 5,44 metros quadrados para 65 metros quadrados e a cozinha passou de 39,54 para 60 metros quadrados, além de ganhar bancadas com prateleiras e torneiras em alturas adequadas para facilitar a organização e gerar mais praticidade para os funcionários. “A área de apoio constituída por serviços e administração necessitava de espaço para fornecer um serviço de qualidade”, justifica Elaine.

A escola ganhou, também, uma caixa d’água de 76 mil litros, a maior já instalada numa escola da Cidade.

Foram feitas, ainda, modificações no acesso à unidade, separando a entrada dos pais, funcionários e alunos, também visando a organização.

Manutenção e redimensionamento dos sistemas elétrico e hidráulico, troca de pisos e revisão dos telhados e calhas foram incluídos na revitalização, que também englobou a implantação de sensores de abertura de portas e novos pontos para câmeras de monitoramento.

A fachada ganhou gradis e muretas revestidas com cerâmica anti-pichação, seguindo o padrão das demais escolas municipais. “Todos esses itens compõem o padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura”, frisou Elaine.

Vagas – Com a ampliação, a escola passou a oferecer, desde o início desse ano letivo, mais 200 vagas, atendendo a lista de espera da própria unidade e de escolas dos bairros vizinhos. A unidade, que antes da reforma atendia cerca de 560 crianças de 0 a 6 anos, passou a atender cerca de 760, o que representa um aumento de vagas de 35%.

De acordo com a diretora da unidade, Cícera Gomes de Oliveira, todos os contratempos que envolvem a realização de uma reforma valeram a pena. “Estávamos ansiosos e preocupados no início, devido a todas as adaptações que precisaram ser feitas para continuarmos com as aulas em meio às obras. Mas quando percebemos que a escola ficou melhor, mais bonita, ampla e organizada, concluímos que tudo valeu a pena. As crianças amaram!”.

Totalmente transformada, unidade será inaugurada nesta terça (24)

Totalmente transformada, unidade será inaugurada nesta terça (24)

Totalmente transformada, unidade será inaugurada nesta terça (24)

Totalmente transformada, unidade será inaugurada nesta terça (24)

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo