Excelência no atendimento pré-hospitalar, maior cobertura do Programa Saúde da Família do País e um dos menores índices de mortalidade infantil entre todos municípios do Brasil. Estas são algumas das realizações do Governo Municipal que credenciaram Itanhaém para ser escolhida, entre cinco cidades do País, pelo Ministério da Saúde, a participar dos programas ‘Uma Cidade em Defesa da Vida e ‘Capacitação em Suporte à Vida’.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (23), no Instituto de ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Participaram do encontro o Prefeito João Carlos Forssell e o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Di Giuseppe. Também foram convidados para o encontro os municípios de Camaçari (BA), Apucarana (PR) e São Carlos (SP). O nome da última cidade participante ainda está sendo definindo pela comissão organizadora.
Esta iniciativa consiste na capacitação de pessoas para prestarem o primeiro atendimento às vítimas adultas de parada cardiorrespiratória e preveem o treinamento de 10% da população de cada cidade. A idéia é que os participantes dos cursos tenham um papel multiplicador, repassando esses conhecimentos às comunidades.
Os programas "Uma Cidade em Defesa da Vida" e "Capacitação em Suporte à Vida" fazem parte dos cerca de 20 projetos acordados com o Ministério da Saúde em 2008 para o desenvolvimento e aprimoramento do SUS - Sistema Único de Saúde.
QUALIDADE – A Saúde foi um dos setores que mais receberam investimentos da Prefeitura. Um dos principais desafios que o Governo Municipal soube enfrentar foi o Índice de Mortalidade Infantil. Em 2005, Itanhaém registrou o pior índice, com 24,3 crianças para cada mil nascidos vivos. Mas graças ao empenho e o comprometimento da Administração, Itanhaém conseguiu ficar com o menor índice de sua história, com a marca de 10,7 para cada mil nascidos vivos, o melhor coeficiente da Região Metropolitana da Baixada Santista, apontando entre um dos melhores do País.
Este resultado não foi conquistado por acaso. A Prefeitura realizou grandes investimentos na Atenção Básica do Município. Para se ter uma idéia, no início da Administração eram apenas oito equipes de Saúde da Família, com uma cobertura de apenas 25%. Hoje, a Cidade conta com 22 equipes de Saúde da Família, o que resulta numa cobertura de 84,25% no Município. Isto mostra que a prevenção é a melhor maneira de cuidar da Saúde das pessoas.
Outro serviço que passou por melhorias foi o atendimento dos profissionais nas residências. Hoje o Município contratou 148 Agentes Comunitários de Saúde, o que garante 100% do trabalho preventivo na Cidade.
Uma outra preocupação do Governo Municipal foi com o atendimento pré-hospitalar. Um dos grandes investimentos desta Administração foi a implantação do SAMU – 192, o primeiro entre as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Em dois anos de trabalho, foram realizados mais de 37 mil atendimentos entre urgência e emergência.
Em 2009, a Prefeitura entregou a população mais uma grande conquista, a Farmácia Popular do Brasil. A unidade oferece 107 medicamentos a preços populares, com até 90% de desconto.