Parceria entre Governo e Prefeitura de SP despolui 42 córregos

 

Nacional - 25/03/2009 - 04:19:12

 

Parceria entre Governo e Prefeitura de SP despolui 42 córregos

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab apresentaram hoje, 24, os resultados da primeira fase do programa Córrego Limpo. Graças à iniciativa, 28 córregos foram totalmente despoluídos e outros 14 tiveram seus principais trechos recuperados. O projeto é uma parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Saneamento e Energia e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com a prefeitura da capital.

A primeira fase do projeto, iniciada em março de 2007 e concluída neste mês, vai beneficiar cerca de 800 mil pessoas. Mais de 500 litros de esgoto por segundo deixaram de ser despejados nesses córregos e, consequentemente, nos Rios Tietê e Pinheiros. Outros 58 serão despoluídos até o segundo semestre de 2010, totalizando 100 córregos. Ao final, quase quatro milhões de habitantes serão favorecidos pelo programa. Até agora foram investidos cerca de R$ 90 milhões no Córrego Limpo, entre recursos do Governo do Estado e da prefeitura. Até 2010 serão aplicados R$ 440 milhões.

"Despoluir e canalizar córregos é um trabalho fundamental porque significa melhorar a vida das crianças e diminuir a mortalidade infantil. Melhora as condições ambientais e inclusive valoriza os imóveis", anunciou o governador José Serra ao lado da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, aumento do número de ligações domiciliares de esgotos, além da manutenção e monitoramento das redes existentes ficam a cargo da Sabesp. Já a Prefeitura de São Paulo fica responsável pela limpeza dos córregos, contenção e manutenção das margens e verificação de eventuais interferências na rede de microdrenagem (bocas-de-lobo e galerias). Também atuará na fiscalização das ligações de esgotos, notificações e multas aos imóveis que não estiverem corretamente ligados à rede coletora e na remoção e reassentamento de residentes em locais que sejam passagem das tubulações de esgotos.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo