Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de economizar energia, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente (Sehma), em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), inicia, nesta quinta-feira (2), a partir das 9h30, a troca de 2 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes, em residências dos conjuntos habitacionais do Município. os moradores do Residencial Vila Helena, no Bairro Canto do Forte, serão os primeiros beneficiados.
“A CPFL fará uma troca com as famílias. Em cada residência, a companhia dará três lâmpadas fluorescentes e, em contrapartida, pegará três das incandescentes, que gastam mais energia”, explicou a chefe da Divisão de Habitação da Sehma, Andréia Marin. “Mas para ter direito ao benefício, o morador terá de estar com a última conta de luz em dia”, complementou.
Como Andréia ressaltou, um dos problemas mais comuns em qualquer orçamento familiar é as altas contas de luz. “Durante a entrega das lâmpadas, um grupo formado pela nossa equipe e profissionais da CPFL explicará aos moradores quais os procedimentos devem tomar para economizar energia. Muitas vezes, as famílias pagam mais na conta de luz do que na prestação da própria mensalidade da casa”.
A chefe de Divisão comentou ainda que a iniciativa serve também como um incentivo às famílias. “Queremos conscientizar essa população. Porque, mesmo a lâmpada incandescente sendo barata, no final do mês eles vão pagar mais, pois essa requer uma sobrecarga de energia, tornando-se mais cara no final. Além disso, alguns deles acabam ficando sem pagar as contas e, pela necessidade, fazem ligações clandestinas, os chamados ‘gatos’. Acabam descobertos e multados, o que se torna mais oneroso para os moradores”, finalizou.
|