“Aprovar esses projetos da maneira como vieram seria dar um cheque em branco ao prefeito e jogar, no escuro, os custos para a população pagar. Exigimos, porque é nosso dever, que a atual administração mostre sua verdadeira face e responda àquilo que nós temos sempre perguntado” diz um trecho do manifesto “Em defesa da democracia” divulgado nesta sexta feira por dez vereadores da cidade em resposta a panfleto distribuído pelo Partido dos Trabalhadores.
Diz também o documento: “O panfleto distribuído pelo Partido dos Trabalhadores em nossa cidade é uma vergonha! Um atentado contra a democracia e à verdade. É também uma grave ofensa a autoridades eleitas, de forma legítima, pela maioria da população. Para manter e melhorar a saúde, a educação e a segurança pública, assim como as demais áreas da Prefeitura, o prefeito não precisa da aprovação dos projetos que enviou à Câmara”.
Assinam o documento os vereadores Admir Ferro (PSDB), Ari de Oliveira (PSB), Antonio Cabrera (PSB), Gilberto França (PMDB), Hiroyuki Minami (PSDB), Ivanildo Santana (PSB), Juarez Tudo Azul (PSDB), Sérgio Demarchi (PSB), Tunico Vieira (PMDB) e Vandir Mognon (PSB).
Esta é a integra do manifesto:
MANIFESTO DE VEREADORES EM DEFESA DA DEMOCRACIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO:
O POVO TEM QUE SABER A VERDADE!
O panfleto distribuído pelo Partido dos Trabalhadores em nossa cidade é uma vergonha! Um atentado contra a democracia e à verdade. É também uma grave ofensa a autoridades eleitas, de forma legítima, pela maioria da população.
Acusa “vereadores da oposição” de não permitirem melhorias no sistema de saúde e de segurança da população.
O panfleto é MENTIROSO em sua totalidade. Porque:
. Não existem “vereadores da oposição” em São Bernardo. Uma parte dos eleitos prometeu apoio incondicional ao prefeito. Os demais cumprem o dever constitucional de fiscalizar seus atos. Para isso fomos eleitos! Todos os bons projetos para a cidade serão por nós apreciados e receberão nossos votos favoráveis.
Não existe “capricho e vingança política” e nem vontade de atrapalhar o prefeito. Ao contrário: já aprovamos, por unanimidade, três projetos. Os únicos que ele enviou, além da reforma administrativa, após três meses de mandato.
.Aprovar esses projetos da maneira como vieram seria dar um “cheque em branco” ao prefeito e jogar, no escuro, os custos para a população pagar. O que é proibido pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município. Exigimos, porque é nosso dever, que a atual administração mostre sua verdadeira face e responda àquilo que nós temos sempre perguntado:
- Quais serão as atribuições dos novos contratados? O que eles vão fazer como funcionários?
- Quanto vai custar à Prefeitura aumentar o número de funcionários?
- Onde estão os recursos, no orçamento, para pagar os novos cargos?
Os pareceres da assessoria jurídica da Câmara e das comissões são documentos públicos e estão à disposição para comprovar o que estamos afirmando.
.Para manter e melhorar a saúde, a educação e a segurança pública, assim como as demais áreas da Prefeitura, o prefeito não precisa da aprovação dos projetos que enviou à Câmara.
.Pode contratar médicos, enfermeiras, professores, guardas municipais, dentro da lei. Pode comprar equipamentos, construir, remodelar, a seu critério. Ele tem autonomia para isso.
.Se o prefeito enviar projetos que realmente melhorem a qualidade de vida da população eles serão votados imediatamente pelos vereadores que assinam este manifesto.
.Moramos em São Bernardo com nossas famílias. Queremos o bem da cidade. Não torcemos nem agimos pelo fracasso do atual prefeito. Jogar-nos contra a população, como fez o panfleto do PT, é atitude irresponsável e criminosa.
Lamentamos profundamente o clima de violência que está sendo criado contra nós: assédio moral, pressões de toda espécie, agressões físicas, invasão da Câmara por furiosos e fanáticos militantes. São práticas antidemocráticas, que não contribuem com a administração e tampouco com aquilo que o povo espera de seus governantes.
Fazemos um apelo à população para que não se deixe enganar pelas mentiras contidas no panfleto do PT, defenda seus direitos, seus representantes e acompanhe mais de perto a VERDADE de nossa atuação.
ADMIR FERRO (PSDB)
ARI DE OLIVEIRA (PSB)
ANTONIO CABRERA (PSB)
GILBERTO FRANÇA (PMDB)
HIROYUKI MINAMI (PSDB)
IVANILDO SANTANA (PSB)
JUAREZ TUDO AZUL (PSDB)
SÉRGIO DEMARCHI (PSB)
TUNICO VIEIRA (PMDB)
VANDIR MOGNON (PSB)