Prefeito de Praia Grande analisa de forma positiva primeiros cem dias de governo

 

Litoral - 08/04/2009 - 20:46:21

 

Prefeito de Praia Grande analisa de forma positiva primeiros cem dias de governo

Roberto Francisco concedeu entrevista coletiva na terça-feira

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco, analisou de forma positiva os primeiros 100 dias de seu mandato. O administrador público, durante entrevista coletiva realizada na terça-feira (7), na sala de reuniões do gabinete, no Paço Municipal, citou melhorias realizadas em áreas como saúde, infra-estrutura, educação e reforçou que as obras seguirão o planejamento traçado, apesar da crise financeira mundial.

“Nesse período cumprimos todo cronograma definido. Praia Grande sabe da dificuldade devido a recessão mundial. Estamos atuando com cautela e respeitando o orçamento estipulado para 2009”, disse.

Ele citou os serviços de infra-estrutura desenvolvidos nos bairros Tupiry (Caieiras), Nova Mirim e Avenida Presidente Kennedy. “Daremos continuidade a todos os projetos, além de iniciarmos outras frentes de trabalho em toda Cidade. Garanto que as obras não vão parar”, ressaltou o administrador público.

De acordo com Roberto Francisco, 2009 é o “Ano da Saúde” em Praia Grande, a exemplo de 2007, dedicado ao Esporte e, 2008, à Cultura. “Vamos revitalizar todas nossas Usafas (Unidade de Saúde da Família). Esse projeto grandioso da saúde estará completo com pronto-socorro que será construído na região sul da Cidade”, afirmou.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva do prefeito praiagrandense:

Análise – “A casa já estava em ordem. Sempre existe período de adaptação, mas passamos por ele de forma tranqüila. Estabelecemos cronograma de trabalho para esses primeiros 100 dias. O que fizemos na seqüência foi colocá-lo em prática. Tivemos dificuldades devido esse grande problema da recessão mundial. Tomamos todo tipo de cautela possível porque devemos respeitar o orçamento determinado para este ano de 2009. Mesmo assim, demos andamento em todas as obras. Nada vai parar”.

Trânsito – “A Prefeitura já tem projeto para realizar a obra dessas passagens e viadutos na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. Isso beneficiará cerca de 60 mil pessoas dos bairros Samambaia, Melvi, Real e Solemar. Estamos tentando agendar com secretário estadual de transporte, Mauro Guilherme Jardim Arce, e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para liberar a construção. Temos esse entrave e precisamos superá-lo. Vontade política e administrativa não falta. No momento, o que está nos impedindo é essa autorização”.

Dificuldades – “O que facilitou o desenvolvimento do trabalho nesse primeiro momento a frente da Administração Pública foi o fato da maioria do secretariado escolhido já ter experiência em etapas anteriores, além de competência. Lógico que temos visão particular de administrar. Boa parte desse escalão são funcionários de carreira. Outro ponto importante está no orçamento definido pelo governo passado e que temos que seguir a risca por causa do Tribunal de Contas”.

Saúde – “Vamos revitalizar e ampliar as Usafas (Unidade de Saúde da Família), além de construir nova unidade no Esmeralda/Ribeirópolis (antiga região do Trevo). O projeto do novo pronto-socorro na região do Ribeirópolis e Melvi também está em andamento. Entregamos recentemente o prédio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) ao governo estadual. Trata-se de expediente de mais de 18 mil atendimentos com 30% deste total destinado ao Município. Em breve entregaremos também mais nove ambulâncias aos munícipes, incluindo uma aparelhada para funcionar como UTI. Maior velocidade nas cirurgias eletivas (não emergenciais) no Hospital Irmã Dulce para que se diminua a fila de espera”.

Educação – “Entre todas as ações neste início de trabalho, destaco a entrega das quatro escolas. Isso é uma vitória com apenas 100 dias de governo. Precisamos construir mais 20 unidades para atender a demanda da Cidade até o encerramento da minha gestão. Vamos ver se teremos tempo hábil. Verba a Prefeitura já disponibiliza. Praia Grande cresce 6% ao ano e devemos nos preparar da melhor forma possível para as necessidades futuras”.

Obras – “O cronograma de obras da Prefeitura já está definido desde a elaboração do orçamento PPA. Dentro dele traçamos metas. A administração passada trabalhou na pavimentação da Cidade nos últimos anos com a realização de mais de 500 quilômetros de vias asfaltadas. No último ano, só na região do Ribeirópolis foram 60 quilômetros. Lógico que dentro do Município ainda existem pontos que necessitam deste serviço. Gradativamente atingiremos nossas metas”.

Jogos Abertos do Interior – “A Administração tem a intensão de receber mais uma edição dos Jogos Abertos do Interior, provavelmente em 2011. Praia Grande disponibiliza total estrutura para recepcionar evento de grande porte. A edição realizada aqui, em 2007, foi verdadeiro sucesso. Todos ganham: a Cidade, o comerciante e o turista. Além disso, pego como exemplo nossa equipe de ginástica artística. Antes da realização da competição em solo praiagrandense sequer existia e atualmente está entre os destaques da modalidade no Estado. Esse é o legado da organização de disputas como esta no Município”.

Educação, esporte e cultura – “São cerca de 20 mil alunos que participam do programa SuperEscola. Tudo desenvolvido de forma gratuita para os jovens de Praia Grande. Atividades esportivas e culturais no período oposto ao do ensino regular. As ações ocorrem nos ginásios, piscina municipal e pista de atletismo, todos construídos em alto padrão técnico, além do Palácio das Artes. Projetos deste tipo estão voltados para o lado social”.

Palácio das Artes – “Praia Grande dispõe de espaço com estrutura para recepcionar grandes eventos culturais. Já determinei ao secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ananias Lobão, que formate grade para utilização do equipamento. Desta forma teremos maior freqüência de grandes espetáculos na Cidade. O problema é a bilheteria. Temos a intenção de destinar cerca de 20% deste montante a um fundo de cultura. Em São Paulo ações deste tipo contam com parceiros, como grandes empresas. Temos a mesma dificuldade que nossos vizinhos da Região da Baixada Santista”.

Segurança – “A Central de Monitoramento fez com que Praia Grande tivesse redução de seus índices de criminalidade. Já estamos estudando projeto para sua modernização. Contamos atualmente com 1.200 câmeras de vigilância. Temos como meta aumentar esse número e o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), trocar sua frota de veículos além da criação da Guarda Ambiental. A Administração Pública trabalha para oferecer o máximo de segurança para os munícipes e turistas”.

Inclusão digital – “Já determinei a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, que em todas as escolas municipais que contam com laboratório de informática ocorra a instalação da lousa digital. Ela já está viabilizando esta ação, que beneficiará os estudantes da Cidade. Isso demanda alto valor de investimento. A inclusão digital deve ser levada, em primeiro momento, para as pessoas mais carentes”.

Transporte público – “Vamos construir terminal de transbordo nos bairros Samambaia e Antártica. Os dois terminais já existentes serão revitalizados. Realizaremos nova licitação e a empresa que ganhar ficará responsável por estas ações. Outro fator que constará nesse processo é a troca da frota de ônibus utilizados pela população. Praia Grande está entre as cidades de destaque neste quesito, já que os veículos são trocados a cada seis anos. Temos a intenção de reduzir este prazo para quatro anos. Criaremos novas linhas também para que o usuário fique o mínimo possível de tempo esperando pelo transporte”.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo