Com um Morumbi lotado, o São Paulo teve de suar muito para conseguir passar pelos uruguaios do Defensor, por 2 a 1, de virada no Morumbi, nesta quinta-feira. O time tricolor sofreu mais uma vez para conquistar a vitória depois de uma falha grotesca do goleiro Rogério Ceni no gol que abriu o placar para os visitantes.
Porém, coube ao atacante Borges marcar dois gols e salvar a equipe tricolor. O resultado classificou o São Paulo às oitavas-de-final, já que ou Defensor ou Independiente Medellín, segundo e terceiro colocados, não conseguirão chegar aos 10 pontos ganhos, já que ainda se enfrentam.
Com um primeiro tempo bem abaixo do esperado, o São Paulo viu o Defensor abrir o placar aos 38min. Diego de Souza bateu falta direta na área. Rogério Ceni tentou segurar e colocou a bola para dentro, em grande falha do experiente arqueiro.
No segundo tempo, o São Paulo partiu para o ataque em busca do empate e passou a pressionar os uruguaios por todos os lados. A equipe tricolor colocou duas bolas na trave. A primeira, aos 14min, com Washington acertando o travessão, ao tocar por cobertura. A segunda em uma cabeçada de André Dias, aos 24min.
Os visitantes não conseguiram segurar a vantagem e viram o São Paulo empatar em um lance que gerou muita reclamação dos uruguaios. Após bola levantada na área, André Dias escorou de cabeça. Em posição duvidosa, Borges pegou bem na bola e empatou o jogo.
Em apenas quatro minutos, a equipe tricolor virou o marcador. Júnior César cruzou da esquerda e Gaglianone cortou errado. Borges pegou de raspão e garantiu a vitória são-paulina, para a alegria da torcida no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 2 x 1 Defensor
Gols
São Paulo: Borges, aos 25min e aos 29min do 2º tempo
Defensor: Diego de Souza, aos 38min do 1º tempo
Lance polêmico
No primeiro gol do São Paulo, Borges recebe a bola em posição duvidosa, antes de tocar para o fundo das redes
Deslizes da arbitragem
Diego de Souza e Dagoberto fazem uma jogada mais ríspida. Ao invés de expulsar os dois atletas, o árbitro só dá cartão vermelho para o atleta da equipe uruguaia
Lances bizarros
- Aos 20min do primeiro tempo, o assistente Lorenzo Acuña passou por problemas com sua bandeira. O pano soltou do mastro e o auxiliar seguiu a partida, correndo apenas com a bandeirola quadriculada
- No gol do Defensor, o goleiro Rogério Ceni acaba colocando a bola para dentro, depois de uma cobrança de falta despretensiosa, em uma falha grotesca
Ponto Forte do São Paulo
Poder ofensivo na segunda etapa, com Borges, Dagoberto e Washington
Ponto Fraco do São Paulo
Fraca atuação do setor de armação, com o meia Hernanes tendo uma partida apagada
Ponto Forte do Defensor
Forte marcação, que deu trabalho para o São Paulo sair vencedor da partida
Ponto Fraco do Defensor
Desatenção no segundo gol tricolor e pouca criatividade do ataque
Personagens do jogo
Rogério Ceni, pela falha no gol do Defensor, e Borges, pelos gols do São Paulo
Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Zé Luis (Dagoberto), Miranda, André Dias e Junior Cesar; Jean, Arouca, Hernanes e Jorge Wagner; Borges (Renato Silva) e Washington
Técnico: Muricy Ramalho
Esquema Tático do Defensor
4-4-2
Martín Silva; Herrera, Curbelo, Rizzo e Cabrera; Díaz (Nasa), Ferreira (Techera), Amado e Marchant; Diego de Souza e Mora (Gaglianone)
Técnico: Jorge da Silva
Cartões Amarelos
São Paulo: Washington, André Dias e Dagoberto
Defensor: Curbelo
Cartões Vermelhos
Defensor: Diego de Souza
Árbitro
Carlos Chandía (Chile)