Buscar investimentos para Praia Grande, em diferentes áreas do Município. Esta é a meta da Secretaria de Assuntos Metropolitanos, criada pelo prefeito Roberto Francisco no início deste ano. Nestes três primeiros meses de governo, segundo o vice-prefeito e titular da pasta, Arnaldo Amaral, o trabalho já trouxe resultados significativos. Durante entrevista, o secretário falou das verbas que serão aplicadas na Cidade, os projetos que serão realizados e o que os munícipes podem esperar para os próximos anos.
JORNAL – Arnaldo, como você avalia o trabalho da Secretaria de Assuntos Metropolitanos nos três primeiros meses?
Arnaldo Amaral - O entrosamento entre as cidades, pois isso facilitará bastante em futuros diálogos e, até mesmo, divisões de verba. Além disso, a participação efetiva da Secretaria, buscando investimentos para o Município. Inclusive mostrando que o nosso trabalho tem dado frutos. As pastas responsáveis já estão desenvolvendo os projetos para que possamos apresentar e buscar o dinheiro liberado.
JORNAL – Quais projetos você destaca neste momento?
Amaral- No setor empresarial, um dos projetos que Praia Grande pretende participar está relacionado a Petrobras. Teremos uma reunião, organizada pela estatal, onde apresentaremos as áreas que a Cidade tem disponível para receber empresas parceiras da mesma.
Outro projeto em que o Município busca seu espaço está relacionado a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Após algumas reuniões com representantes do governo do Estado e das cidades da região, conseguimos antecipar a vinda do VLT a Praia Grande. Isso por que o projeto será realizado em várias etapas e a Cidade seria uma das últimas a serem beneficiadas. Até pelo fato de termos uma grande demanda de usuários oriundos de cidades do Litoral Sul, como Mongaguá, Itanhaem e Peruíbe.
JORNAL – Aproveitando que o senhor citou investimentos relacionados ao trânsito, Praia Grande receberá mais algum projeto nessa área?
Amaral– Há, sim! O prefeito Roberto Francisco está canalizando verbas para a realização da passagem subterrânea da Via Expressa Sul, na direção do loteamento Jardim Anhanguera, no Bairro Quietude. Ainda na parte de trânsito, nos próximos 10 dias, daremos início a segunda etapa da instalação de defensas ao longo da Via Expressa.
JORNAL – Setores como educação e promoção social também ganharão investimentos?
Amaral– Estamos buscando recursos para outras áreas como educação, por exemplo. Iremos trazer para a Cidade a tecnologia da lousa digital. Na parte de Promoção Social, queremos obter verba para a construção de mais uma unidade do Programa de Integração e Cidadania (PIC), no Bairro Melvi. Temos também a vinda do programa Acessa São Paulo, projeto do governo estadual. O melhor local para a instalação do serviço está sendo estudado.
JORNAL – Neste início de ano, a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) realizou uma série de reuniões com os representantes dos municípios da região e os secretários das pastas Estaduais. Os encontros foram produtivos para a administração de Praia Grande?
Amaral– Foram sim. Até por que muitas vezes um agendamento com os secretários do Estado é muito difícil, até pelo fato da distância com a Capital. E quando os representantes estaduais estiveram presentes nessas reuniões tivemos a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Governo José Serra e o que cada cidade pode absorver e tentar trazer para a região.
JORNAL – O que a população pode esperar da pasta de Assuntos Metropolitanos para os próximos anos?
Amaral- Da Administração de forma geral, e em especial de todo o secretariado, o prefeito Roberto Francisco tem cobrado muito. Valorizou os responsáveis pelas pastas municipais, nomeando funcionários antigos de casas. Na Secretaria de Assuntos Metropolitanos, que é uma pasta nova, vamos buscar mais recursos para se investir em Praia Grande. Sabemos que está difícil, por causa da crise que atingiu o governo federal e estadual, e não é muito diferente com o municipal. Entretanto, a nossa vontade é grande e continuaremos a luta para ajudar no crescimento da Cidade.