Zagueiro da Ponte Preta acusado de suborno recebe ameaça de morte

 

Esporte - 14/04/2009 - 22:43:58

 

Zagueiro da Ponte Preta acusado de suborno recebe ameaça de morte

Jean: não devo nem temo nada. Quem está errado é que tem que ser punido

 

Da Redação com Agência Estado

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O zagueiro Jean, da Ponte Preta, afirmou nesta segunda-feira que foi ameaçado de morte depois de ter seu nome ligado a uma suspeita de suborno do Santos, no Campeonato paulista. Ele disse, também, que vai processar Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, e principal responsável por levar a suspeita adiante.

Jean foi convocado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Futebol (FPF) a depor sobre o caso nesta terça-feira à 10 horas, na sede da entidade.

Na última semana, o zagueiro foi acusado por Manuel da Lupa, de ter negociado com o empresário de jogadores Izildo Antonio Pereira Batista, que se dizia ligado ao Santos, a quantia de R$ 20 mil para favorecer o time do litoral na última rodada do Paulistão. O Santos venceu, por 3 a 2, com um gol de pênalti cometido pelo zagueiro, e acabou indo às semifinais.

"Estou indignado com as acusações sem fundamento. Essas pessoas terão que pagar pelo que foi dito na imprensa. Para mim virou uma questão de honra levar o caso até o final, porque meu nome ficou manchado e sempre irão lembrar desse episódio. Na minha carreira, nunca recebi nenhuma proposta, seja de mala branca ou preta", disse Jean, em entrevista coletiva na sala de imprensa do Estádio Moisés Lucarelli.

Jean revelou que sofreu ameaças graves feitas por torcedores da Portuguesa. "Recebi vários tipos de ameaças de morte por parte de torcedores da Portuguesa em meu blog. Basta vocês [jornalistas] acessarem e verem. Isso é triste, porque não posso sair de casa, assim como minha família. Além disso, é complicado ligar para casa da concentração e ouvir seu pai, mãe e esposa chorando com isso", disse o jogador.

COLETIVA DE IMPRENSA

“Não devo nem temo nada de ninguém, por isso vou levar esta história até o fim e quem está errado tem que ser punido. Se estas pessoas não forem punidas, não vou mais acreditar na Justiça.” Estas palavras, ditas hoje pelo zagueiro Jean, deram o tom da coletiva concedida à imprensa na qual o jogador, mais do que se defender de acusações infundadas, clamou por Justiça e revelou o drama pessoal que tem vivido em função das acusações levianas disparadas contra ele em especial pelo presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa.

“Sou um profissional,por isso continuo pensando nos jogos da Ponte e em fazer o meu melhor em campo. Mas é difícil ligar da concentração para casa e ouvir sua mulher chorando, seus pais chorando. Recebi ameaças de morte de torcedores da Portuguesa em meu blog, meus pais não podem sair de casa na cidadezinha em que moram, minha esposa foi xingada e não posso mais ir ao mercado ou ao shopping por causa de acusações infundadas de pessoas irresponsáveis”, disse Jean.

O jogador,por sinal, irá nesta terça-feira ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), na capital, depor no processo movido contra ele pela Portuguesa, acusando-o de ter aceito um suposto suborno de R$ 20 mil para entregar o jogo ao Santos, e deverá inclusive se encontrar com Manuel da Lupa, que depõe no mesmo horário.”Não tenho nada a dizer a ele, só desejo que nunca a família dele passe pelo que a minha está passando em virtude das acusações que ele fez. Estou triste e indignado com isso tudo, mas sou homem para mostrar que minha vida é digna, abrir minhas contas  e sigilo telefônico – assim como meu empresário também fará isso – e provar minha inocência. Quero ver eles serem homens para provarem o que disseram.”

Na coletiva, Jean fez questão de agradecer o apoio da torcida, dos amigos e até mesmo de ex-treinadores (como Sérgio Guedes e Sérgio Soares) e pessoas do mundo da bola (entre as quais Elias e Luxembugo) que ligaram a ele para prestar solidariedade. O atleta também lembrou de suas origens humildes, que lhe ensinaram valores éticos dos quais não abre mão.

“Nasci em cidade pequena, sou de família humilde, mas que sempre me educou de forma a não pegar o que não é meu, a não mexer em coisas que não são minhas. Sou honesto, trabalhador e se estou em um time grande e de ponta como a Ponte Preta é pelo meu trabalho, minha dedicação e honestidade no trabalho que faço. Por onde passei ninguém tem dúvida do meu caráter e é uma obrigação pessoal minha levar  essa história até o final e garantir que a verdade apareça, como já está aparecendo. As pessoas que falaram estas mentiras sobre mim terão que pagar e espero que recebam uma punição exemplar.”

Jean, assim como seu procurador Marcelo Pinheiro, contratou os serviços do advogado Breno Costa Ramos Tannuri, o mesmo profissional que trabalha com a nadadora Rebeca Gusmão e o jogador Nilmar. O advogado conta que já entrou com medidas cautelares para levantar provas contra o presidente da Portuguesa e que irá entrar com ações nas esferas cível e criminal contra Da Lupa e a Lusa.O número de ações e suas especificações, bem como se haverá outras pessoas processadas, dependerá da análise destas provas.

Jean ressaltou mais uma vez que o lance em que foi dado pênalti a favor do Santos foi na realidade uma falta contra ele e mostrou que ele, Jean, foi o atleta que mais efetivou desarmes naquela partida. “É claro para quem quiser ver que essas acusações são falsas”, disse e fez questão ainda de finalizar acrescentando que pretende provar quem está mentindo na história e garantir punição àqueles que o acusaram, não porque espera ser ressarcido, mas por uma questão de justiça e honra. “Ganho muito bem e em dia aqui na Ponte Preta. Se me pagassem dois milhões de reais para passar por isso de novo eu não iria querer, pois minha dignidade não tem preço. Quero provar minha dignidade e minha hombridade e peço atitudes exemplares da Justiça contra essas pessoas que estão destruindo minha imagem e causando inúmeros dissabores à minha família sem nenhuma prova, até porque não existe prova alguma: nunca aconteceu nada de errado”.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo