A Colômbia confirmou neste domingo o primeiro caso de contaminação pela gripe suína, tornando-se o primeiro país da América do Sul a reportar a presença do vírus. Segundo informações da Caracol Radio, trata-se de um homem de 42 anos que chegou do México nos últimos dias. Ele está isolado para tratamento médico a fim de evitar que o vírus se propague.
O ministro de Proteção Social do país, Diego Palacio, disse que a confirmação do caso foi feita pelos Estados Unidos e que o paciente em questão está em boas condições.
Segundo Palacio, o governo intensificou as medidas para tratar e controlar a doença, incluindo a importação de um antiviral.
México e Estados Unidos são os únicos países até o momento onde já foram reportadas mortes provocadas pela gripe suína. Na América Latina, o único outro país a ter informado sobre a presença do vírus foi a Costa Rica. No mundo todo, o número de países infectados chega a 18.
Gripe Suína
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis.