A atriz, que dá vida a Maria de Lourdes da Silva, a primeira mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no filme biográfico Lula, o filho do Brasil, fez recentemente as cenas da boda do casal, que se deu em 1969. E não é que Cleo, que contracena com a mãe, Glória Pires, ficou muito bem de noiva!
O vestido foi adaptado pela figurinista do longa, Cristina Camargo, que já assinou o figurino de mais de dez filmes, como Central do Brasil e Carandiru. Ela falou ao Portal CARAS sobre como foi feito o trabalho.
"Baseei-me no próprio vestido que Lourdes usou no casamento com Lula em 69. Tínhamos uma foto e procurei adaptá-lo da melhor maneira possível ao corpo da Cleo e ao que a cena pedia. Ajustei um pouco a manga e coloquei botões atrás para facilitar ao vestir." , conta a profissional.
A peça foi confeccionada em shantung branco com brocado prata. Já o véu foi feito com o tradicional tule branco, que, segundo Cristina, são tecidos usados até hoje. "Os tecidos ainda são usados sim, mas o desenho não, é um vestido de época" , completa.
Sobre o filme
Lula, o filho do Brasil é um filme biográfico baseado na trajetória do atual presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, revelando os caminhos trilhados desde a sua infância, nas profundezas do sertão nordestino, até seus 35 anos, quando teve permissão para sair da prisão para ir ao enterro de sua mãe. Dirigido por Fábio Barreto, o longa está previsto para estrear no início de 2010.
Vale dizer que o livro homônimo da historiadora Denise Paraná, publicado em 1996, serve de referência para o longa-metragem. A autora se baseou em depoimentos do próprio Lula, de sua mãe, seus irmãos, amigos e companheiros de lutas sindicais.
Elenco principal
Lula - Rui Ricardo Diaz
Dona Lindú (Mãe de Lula) - Glória Pires
Dona Marisa - Juliana Baroni
Frei Chico - Sóstenes Vidal
Lourdes (Primeira esposa de Lula) - Cléo Pires
SINOPSE
Biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, baseada no livro ''Lula: o Filho do Brasil'', de Denise Paraná. A obra reconstrói a trajetória da família de Lula, a partir da migração de Caetés, em Pernambuco, para São Paulo na década de 1950. A história aborda a difícil relação familiar com o pai de Lula, a matriarca Dona Lindu, a carreira como líder sindical até chegar à consagração nas urnas.
Aristides (Pai de Lula) - Milhem Cortaz