O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares da Silva, afirmou na terça-feira que os kits para diagnóstico rápido da gripe suína ainda não chegaram ao Brasil. Silva disse que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, chegou a ligar para a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) na América do Sul, reclamando da demora da entrega dos kits. A entrega do material estava marcada para ontem.
Silva afirmou que espera que os laboratórios comecem a realizar os testes dois dias depois da chegada dos kits ao Brasil. O diretor da Anvisa disse ainda que o Brasil deverá receber da OMS doses do medicamento Tamiflu e que o governo também já entrou em contato com o fabricante do remédio para comprá-lo.
O que é a gripe suína
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.
Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.
Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.