No próximo dia 15 de maio encerram-se as inscrições do Programa BR de Cultura 2009/2010, criado pela Petrobras Distribuidora para patrocinar a circulação de peças teatrais em todo o Brasil. Apenas para a categoria Seleção Pública, o Programa BR de Cultura oferece até R$ 12 milhões em recursos, que deverão ser utilizados até 15 de dezembro de 2010. As inscrições são encaminhadas exclusivamente pelo Portal BR (http://www.br.com.br), mediante o preenchimento de formulário e o envio de documentos digitalizados.
Parte integrante da mesma política cultural do Programa Petrobras Cultural, o Programa criado pela Petrobras Distribuidora é o primeiro plano de patrocínio cultural brasileiro voltado unicamente para a circulação de peças teatrais. Ele visa promover o intercâmbio cultural entre os estados e disseminar nacionalmente os espetáculos profissionais que tenham conquistado notório resultado de público nos grandes centros.
Na última semana, atendendo ao pleito dos produtores teatrais e em concordância com o Ministério da Cultura, a companhia alterou o edital e passou a aceitar a inscrição de projetos que ainda não tenham obtido o registro do PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura, condição exigida pela Lei Rouanet (nº 8.313/91) para a captação de recursos visando o apoio a projetos culturais.
Com as novas regras, os proponentes terão que comprovar a aprovação na Lei Rouanet (e conseqüente registro do PRONAC) no momento da contratação de seus projetos pelo Programa BR de Cultura 2009/2010 e não mais na etapa inicial de triagem administrativa.
Serão selecionados projetos que ofereçam apresentações em cidades diferentes daquelas que os espetáculos estiveram anteriormente em cartaz. A seleção deverá priorizar projetos que proponham ações de formação de platéia, como preços populares e/ou apresentações gratuitas.