A Petrobras inaugura na terça (12/05) a unidade de propeno da Refinaria de Paulínia (Replan). A solenidade contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com investimento de US$ 275 milhões e produção de 265 mil toneladas de propeno por ano, a unidade abastecerá o mercado petroquímico com o gás propeno, matéria-prima de demanda crescente utilizada na produção de polipropileno (plástico), utilizado na fabricação de produtos como brinquedos, copos plásticos, recipientes para alimentos, remédios e produtos químicos.
A unidade abastecerá a empresa vizinha da Replan, a Braskem, e é um empreendimento que integra o projeto de modernização da Replan, uma das medidas para fortalecer a atuação da Petrobras no setor petroquímico, de acordo com o Planejamento Estratégico da Companhia.
Modernização da Replan
Para a modernização da Replan estão previstos investimentos que superam os US$ 3,5 bilhões até 2013. Além da unidade de propeno, estão em andamento outros projetos voltados para a melhoria da qualidade dos produtos, como as novas unidades de tratamento de gasolina e diesel. Outro aspecto positivo da modernização da refinaria é a geração de empregos, com mão de obra prioritariamente contratada nas cidades da região.