O governo trabalha nesta terça-feira para que senadores da base aliada fiquem com a presidência e a relatoria da CPI da Petrobras. Os dois nomes que foram discutidos na segunda-feira para assumir um dos cargos foram os de Romero Jucá, peemedebista líder do governo, e Aloizio Mercadante, líder do PT.
Segundo o jornal, geralmente ocorre um acordo para que a oposição fique com um dos postos, mas o governistas afirmaram que desta vez esse tipo de composição será difícil.
Ainda de acordo com o jornal, Jucá é um dos parlamentares do PMDB que não tentaram barrar a instalação da CPI, devido ao descontentamento com a demissão de seu irmão da Infraero. A Folha afirmou ainda que os governistas acreditam que indicar o senador para um dos cargos poderia reverter a situação e fazê-lo defender o governo.
Na segunda-feira, a mesa diretora divulgou a distribuição de vagas para a comissão. Os blocos de PMDB e PP e de PT, PR, PSB, PRB e PC do B ficaram com três vagas cada um. A oposição vai ter três vagas, uma para o PSDB e duas para o DEM.