Os presidentes do Brasil e da Venezuela analisarão na semana que vem o "novo momento do diálogo" entre Estados Unidos e América Latina, informou o porta-voz do Palácio do Planalto, Marcelo Baumbach. Será o sexto encontro trimestral regular entre Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez.
Em Salvador, eles discutirão a promoção de projetos de integração regional e o andamento da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). "Na reunião de Salvador se pretende avaliar as perspectivas da próxima reunião da Unasul, assim como o novo momento do diálogo entre os Estados Unidos e a América Latina e Caribe", disse Baumbach.
As relações da América Latina com Washington se deterioraram durante o governo do ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas entraram em nova fase desde a posse de seu sucessor, Barack Obama. Durante a Cúpula das Américas, em abril em Trinidad e Tobago, Obama afirmou que "uma nova era de associação entre as nossas nações" se abria e citou "potenciais sinais positivos nas relações dos Estados Unidos (com) Cuba e Venezuela".
Chávez, que diz promover uma revolução socialista na Venezuela, é um crítico de Washington e costumava lançar duros ataques contra Bush. Na cúpula de abril, ocorrida dias depois de Washington atenuar as restrições a viagens e remessas financeiras de cubano-americanos para Cuba, os presidentes latino-americanos defenderam o fim do embargo econômico que os EUA impõem há mais de quatro décadas contra a ilha.
O porta-voz brasileiro disse também que Lula e Chávez analisariam as perspectivas do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul, especialmente "a marcha das conversações a respeito do Programa de Liberalização Comercial", necessário para completar o processo. A falta de aprovação por parte dos Congressos de Brasil e Paraguai tem inviabilizado a adesão da Venezuela ao bloco regional.
Segundo Baumbach, os dois países estão negociando para que sejam assinados documentos por Lula e Chávez em Salvador, em áreas que incluem cooperação fronteiriça, transporte, serviços bancários e política industrial.