"Por que você não procura no Bing?" Se, dentro de um ano, você ouvir essa frase de alguém, e compreender o que ela significa, Bill Gates será um bilionário feliz. Isso vai significar que a Microsoft estará por fim fazendo progresso em seu esforço por desafiar o domínio do Google nos serviços online de busca.
O Bing, nome que a Microsoft deu ao seu novo serviço de buscas, revelado na quinta-feira, é uma resposta ao Google ¿ nome que no passado pouco significava mas se tornou parte da linguagem cotidiana como sinônimo para executar uma busca na web. Depois de meses de, ahn, buscas, a Microsoft decidiu adotar o nome Bing como substituto do perfeitamente esquecível "Live Search", o qual era ele mesmo um substituto do MSN Search.
A Microsoft investiu bilhões de dólares nesses serviços e nem assim conseguiu retardar o avanço do Google, de modo que um nome novo certamente não vai atrapalhar.
Os gurus de marketing da Microsoft esperam que Bing não seja lembrado como o nome de uma espécie de cereja ou de uma casa de strip-tease em Família Soprano, mas sim como um som: o som de um sino que soa para pontuar um momento de descoberta, quando uma busca conduz a uma resposta.
O nome tem por objetivo servir como "o som da descoberta", à medida que o Bing ajuda as pessoas em tarefas complexas como escolher uma câmera, disse Yusuf Mehdi, vice-presidente sênior do grupo de audiências online na Microsoft.
E caso o Bing se torne um termo de uso comum, como "Xerox", "TiVo" ou, bem, "Google", isso certamente agradaria a empresa. Steve Ballmer, o presidente-executivo da Microsoft, disse na quinta-feira que apreciava o potencial do Bing de "virar verbo". Além disso, afirmou, "funciona no mundo inteiro e não tem conotações negativas ou incomuns".
Alguns especialistas em marca afirmam que a escolha do nome Bing é um bom começo, mas também a parte mais fácil do desafio que a empresa precisa enfrentar, porque a maioria das pessoas recorre ao Google sem pensar duas vezes.
Michael Cronan, cuja consultoria ajudou a criar nomes como TiVo e Kindle, para a Amazon, diz que o som, a brevidade e o final em "ing" do nome Bing são todos pontos positivos.
"O nome parece prometer que a pessoa encontrará aquilo que está procurando, o que é excelente", ele afirmou. "Mas o sucesso depende inteiramente da qualidade da experiência que a Microsoft seja capaz de propiciar".
Peter Sealey, antigo vice-presidente de marketing da Coca-Cola, diz que a Microsoft deveria ter selecionado um nome que tenha conotações mais diretas de pesquisa. "Bing não tem valor estabelecido; sinaliza coisa alguma", disse Sealey. "Vai custar muito caro a criação de uma imagem para essa coisa chamada Bing".
O nome Google é um jogo verbal com a palavra "googol", que representa o número um seguido por cem zeros. A empresa afirma que o nome é referência à sua ambiciosa missão de organizar toda a informação do mundo.
Perguntado sobre a escolha de nome da Microsoft em uma entrevista coletiva na quarta-feira, Sergey Brin, um dos co-fundadores do Google, disse que não estava suficientemente informado sobre o novo serviço para comentar. Mas acrescentou, em tom brincalhão: "Estamos bem satisfeitos com o nome Google".
Enquanto isso, alguns profissionais de tecnologia já começavam a espalhar a brincadeira de que Bing também serve como um acrônimo pouco afortunado para "But It's Not Google" (mas não é o Google, em português).