A montadora americana General Motors (GM) confirmou nesta terça-feira que o grupo chinês Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery é o comprador da marca Hummer. Segundo comunicado, os termos definitivos do acordo ainda são negociados.
Tengzhong "comprará os direitos da marca premium Hummer, junto com sua direção executiva e equipe operacional", destaca o comunicado. "Também assumirá os acordos de distribuição sobre a rede de concessionárias da Hummer".
Um dia após pedir concordata, a General Motors havia anunciado a assinatura de um protocolo de acordo com um comprador, não identificado, para vender sua marca de veículos 4x4 até o final do terceiro trimestre.
A venda será submetida ao juiz de falências e às autoridades de regulação, e deve preservar mais de 3 mil empregos nos Estados Unidos, entre operários, engenheiros e funcionários de concessionárias, destaca a GM.
O acordo prevê que as fábricas da GM seguirão produzindo os veículos Hummer durante um período. Segundo o Wall Street Journal, a GM recebeu ofertas em torno de US$ 5 bilhões pela marca.
A Sichuan Tenghong Heavy Industrial Machinery é uma empresa que se dedica à produção de equipamentos para a construção de estradas. Caso confirmada a operação, seria a primeira vez que uma empresa chinesa adquire uma marca de automóveis americana.
"Tenho certeza de que a Hummer prosperará mundialmente com este novo proprietário. E para a GM, esta venda contínua acelerando sua reinvenção como uma empresa mais reduzida, mais concentrada e com custos mais competitivos", afirmou Troy Clarke, presidente da GM na América do Norte, em comunicado.