Arte no Paço recebe exposição temática em Praia Grande

 

Litoral - 09/06/2009 - 21:25:58

 

Arte no Paço recebe exposição temática em Praia Grande

“Flores” homenageia Dia dos Namorados com telas e fotografias

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Até o dia 3 de julho é possível visitar gratuitamente, no Paço Municipal (Avenida Presidente Keneddy, nº 9000, bairro Mirim), de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, a mostra “Flores”, temática escolhida especialmente em homenagem aos apaixonados que comemorarão o Dia dos Namorados (12 de junho). Unindo duas linguagens diferenciadas – tela e fotografia – a exposição traz obras de artistas do Município, sempre remetendo ao tema central.A exposição é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

“Optamos por duas linguagens artísticas diferentes, que, além de dar um colorido especial ao espaço, nos faz entrar em contato com a natureza. É uma mostra leve, cheia de sensibilidade”, explica a chefe da Seção de Ação Cultural da Sectur, Lourdes Marszolek.

A pintura está representada por cinco artistas plásticos de Praia Grande, em 11 telas. É possível conhecer a obra de Meire Zangela, Neuza Riccardi, Telma David, Aguirras D’Paula e Maria Eunice. Já os trabalhos fotográficos em exposição, mostram o olhar sensível do fotógrafo Osmar Martins.

Dia dos Namorados – Originário do hemisfério norte, o Dia dos Namorados é comemorado naquela região em 12 de fevereiro, dia de São Valentim. Sua história remonta à Roma do século 2, quando o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, o bispo Valentim continuou a celebrar casamentos às escondidas. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes, dizendo que acreditavam no amor.

Em um dia de visitas, Valentim conheceu uma moça cega chamada Assíria. Os dois apaixonaram-se e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

No Brasil, a data é comemorada em 12 de junho, em celebração ao casamenteiro Santo Antônio, a quem homenagens são prestadas um dia depois (13). Provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o Brasil, para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo