O ex-presidente da telefônica AT&T Edward Whitacre foi eleito presidente do conselho de administração da General Motors que sair reorganizada da concordata, em substituição a Kent Kresa, informou nesta terça-feira a companhia.
Kresa continuará à frente da GM como presidente interino, até que o fabricante de veículos automotores saia, provavelmente em agosto, da quebra na qual se declarou em 1º de junho.
A General Motors, que foi durante 77 anos o maior fabricante mundial de automóveis, até perdeu o posto para a Toyota, declarou-se em quebra após acumular nos últimos quatro anos perdas de quase US$ 88 bilhões.
"A designação de Ed Whitacre como presidente do conselho representa um começo animador para a nova GM", disse Kresa, em uma declaração escrita.
"Estamos prontos para trabalhar com ele a fim de completar a reinvenção da GM e maximizar o potencial enorme desta nova empresa", acrescentou.
O atual diretor-executivo da GM, Frederick Henderson, continuará no conselho de administração, junto com outros membros como Philip Laskawy, Kathryn Marinello, Erroll Davis Jr., e E. Neville Isdell.
Outros seis membros do conselho provavelmente sairão quando se recompor o capital social da empresa, no qual entrarão o sindicato dos trabalhadores, o Governo dos Estados Unidos e o do Canadá.
O governo do Canadá escolherá um novo membro do conselho e o fundo fiduciário que gerirá o plano de saúde dos aposentados amparados pelo sindicato United Auto Workers escolherá outro.
O Departamento do Tesouro dos EUA elegerá também vários membros do conselho.