A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta sexta-feira a lista oficial das equipes inscritas para a temporada de 2010 da Fórmula 1, confirmando a presença da Ferrari. Apesar disso, a escuderia italiana informou que pode deixar a categoria. As informações são da Agência Ansa.
Em um comunicado oficial, a equipe de Maranello garantiu que abandonará a Fórmula 1 caso suas exigências não sejam acatadas pela FIA. A Ferrari se opõe à restrição orçamentária de 45 milhões de euros por equipe imposta pela federação para a temporada de 2010.
"A Federação incluiu a Ferrari na lista como participante sem restrições ao próximo campeonato. Para evitar qualquer dúvida, reafirmamos que não vamos participar do Mundial de 2010 com um regulamento adotado pela FIA que viola os direitos da Ferrari", advertiu a equipe.
Outros cinco times também se inscreveram com restrições. São eles a McLaren-Mercedes, a BMW-Sauber, a Renault, a Toyota e a Brawn GP, que fizeram o pedido de inscrição mas terão até o dia 19 para chegar a um acordo com a FIA sobre o impasse referente ao limite de gastos.
Já a Toro Rosso, a Red Bull, a Williams e a Force India não impuseram condições para a participar do próximo mundial, mostrando que há divergências entre os membros da Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota).
A novidade ficou por conta da Campos Grand Prix, da Manor Gran Prix e da Team US F1, que participarão pela primeira vez na categoria.