Requerimento de congratulações ao povo brasileiro, à equipe econômica do Plano Real – que completa 15 anos neste 1º de julho – aos ex-presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e ao presidente Lula foi protocolado nesta quarta-feira na Câmara de São Bernardo pelo vereador Admir Ferro (PSDB).
Segundo o vereador, o Plano Real mudou a história e o destino do Brasil, consolidou a democracia e se transformou num patrimônio coletivo, especialmente porque seus fundamentos foram mantidos pelos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula.
No documento, Ferro lembra que antes do Real a elevadíssima inflação colocava em risco o futuro da sociedade brasileira: “nos 14 anos e meio anteriores ao lançamento do real, de janeiro de 1980 (início da coleta do IBGE) a julho de 1994, a inflação no País pelo IPCA foi de 11.252.275.628.119% (11 trilhões, 252 bilhões, 275 milhões, 628 mil, 119 por cento). No ano de 1993 a inflação atingiu 2.477%.”
Salário mínimo
A efetiva mudança do Real – diz Admir - reduziu a variação de preços acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre 1º de julho de 1994, data da estréia da atual moeda e maio deste ano para 244,86%. Admir afirma também que nos últimos 15 anos também houve ganho real do salário mínimo, valorizado em 564% no período, mais que o dobro da inflação e também acima da alta da cesta básica.
Segundo o vereador, as medidas implantadas com o Plano Real abriram o caminho para uma ampla agenda de reorganização do estado e da economia, cujos frutos a sociedade brasileira vem colhendo desde então. Lembra que um dos pilares do Plano Real foi a criação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), em 1995 que fortaleceu a economia e evitou o colapso financeiro. Lembra também que medidas idênticas foram adotadas em todo o mundo no início da atual crise financeira mundial.
O Proer – afirma Admir - saneou e deu saúde ao sistema financeiro do País, um dos principais suportes que, atualmente, preservam o Brasil da derrocada por que passam as economias mais desenvolvidas do planeta.
“A estabilização da economia - diz - é a base de um projeto nacional. A diretriz básica da economia implantada há 15 anos, no governo do presidente Itamar Franco foi mantida e ampliada pelos governos de Fernando Henrique Cardoso e do presidente Lula. O Real é hoje um patrimônio coletivo, um pedestal para o povo brasileiro construir o monumento de uma nação desenvolvida, com prosperidade e justiça social”, afirmou.
Equipe econômica
No requerimento, Admir Ferro consolida voto de louvor ao povo brasileiro “pelo engajamento e participação no Plano Real que hoje garante a conquista de melhor qualidade de vida para todos”. Dedica também a mesma homenagem à equipe econômica que elaborou o Plano Real: Rubens Ricupero, Gustavo Franco, Pérsio Arida, André Lara Resende, Pedro Malan e Edmar Bacha, durante o governo de Itamar Franco, liderados por seu ministro da economia Fernando Henrique Cardoso e, posteriormente, pelo ministro Ciro Gomes.