Na última terça-feira o deputado estadual e membro da comissão de transportes, Orlando Morando prestigiou o evento organizado pela CPTM (Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos) para a assinatura da autorização das obras do plano de expansão de São Paulo. Estavam presentes o secretário de Estado dos transportes metropolitanos, José Luiz Portella; o secretário adjunto, João Paulo de Jesus Lopes, o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda; o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio; entre outros.
Dentre os principais projetos de expansão, o mais importante para o Grande ABC é a realização da estação Tamanduateí, da linha 10 (Turquesa) da CPTM. Parte do Plano de Expansão, conjunto de ações de R$ 20 bilhões que irá quadruplicar a extensão do transporte na Grande São Paulo com qualidade de metrô, o projeto irá entregar aos usuários instalações modernas e que seguirão o padrão das novas estações da CPTM, atendendo também a integração com a futura extensão da linha 2 (Verde) do metrô até Tamanduateí.
As obras devem ter início neste mês de julho, e quando concluídas facilitarão o deslocamento dos usuários na malha de transporte, permitindo aos moradores do Grande ABC acesso mais rápido ao metrô. Hoje a estação possui um fluxo diário de 7,7 mil usuários, número que deverá aumentar a partir do início do ano que vem com a extensão.
José Luiz Portella durante o seu discurso fez questão de agradecer e falar sobre a importância dos deputados e do apoio que a bancada tem dado ao governo do Estado de São Paulo. E destacou o apoio e cooperação do deputado estadual Orlando Morando e do prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior, que também se empenharam para dar andamento a essa obra.