Acorrentados encerram protesto em frente à casa de Lula

 

ABCD - 15/07/2009 - 13:32:18

 

Acorrentados encerram protesto em frente à casa de Lula

 

Da Redação com JB OnLine

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pode retornar ao seu apartamento em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, sem ter de enfrentar um grupo de ativistas acorrentado e acampado na calçada. Nesta terça-feira, após seis dias de protesto, a direção do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) anunciou um acordo com o governo federal.

Segundo o movimento, os manifestantes que estavam acorrentados em protesto se soltaram e os cerca de 30 integrantes que permaneciam acampados desde o dia 8 de julho em frente ao edifício também deveriam deixar o local. Até esta terça-feira, pelo menos oito integrantes do MTST estavam presos com cadeados e prometiam que a cada dia sem um acordo com o governo por terras no Estado faria com que mais uma pessoa se juntasse ao grupo.

Os manifestantes reivindicavam do governo federal a desapropriação de terrenos ocupados pelo movimento; a regularização fundiária do assentamento Anita Garibaldi; a agilidade burocrática para as famílias do acampamento Carlos Lamarca e a participação ativa do governo federal nas negociações do MTST, entre outros.

Para que o protesto fosse encerrado, segundo os manifestantes, foi importante as questões terem sido levadas à uma discussão com a Secretaria Geral da Presidência da República, na qual "a pauta de reivindicação do movimento foi discutida e avanços importantes foram alcançados". O encontro foi determinante para o fim da manifestação.

Uma nova rodada de negociações está prevista para quarta-feira, quando representantes do MTST se reunirão com a Superintendência Nacional da Caixa Econômica Federal em Brasília. Na pauta do encontro está a inclusão dos associados ao movimento no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, além da agilidade nos processos de desapropriação de áreas atualmente ocupadas pelo movimento, a maioria em regiões do interior do Estado de São Paulo.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo