Uma análise preliminar da comissão destinada a anular os 663 atos secretos poderá exonerar 200 funcionários do Senado. Segundo informações da edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo, a decisão ocorreu na primeira reunião da comissão, ocorrida nessa terça-feira.
O objetivo inicial seria exonerar todos os funcionários sem concurso público que estão em atividade por meio de atos secretos. Eles poderiam ser recontratados a pedido dos senadores. O grupo também teria a intenção de anular os atos que permitem a divisão de cargos, o que permitiria um salário ser dividido entre até oito assessores parlamentares.
A decisão do senador José Sarney (PMDB-AP) de anular os atos secretos ainda não tem validade, pois a Diretoria Geral ainda não sabe como reverter os efeitos dos atos, como demitir quem foi contratado por ato secreto, ressarcir o dinheiro pago indevidamente e regularizar o aumento da verba indenizatória dos senadores.