O governador José Serra inaugurou hoje, 31, a primeira clínica pública para adultos dependentes de álcool e drogas. A unidade, com 30 leitos, funcionará em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, por meio de convênio entre a Secretaria da Saúde e a Sociedade Assistencial Bandeirantes. O período máximo de internação está estimado em um mês.
O modelo deve atender anualmente cerca de 350 pacientes, maiores de 18 anos, com tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pelos prontos-socorros dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A Secretaria irá repassar à unidade cerca de R$ 3 mil por paciente/mês. Em janeiro deste ano, um serviço semelhante, para adolescentes, batizado de Projeto Jovem Samaritano, foi inaugurado em Cotia, região da Grande São Paulo.
"A Sociedade Bandeirantes investiu R$ 2,5 milhões na recuperação da área dentro do complexo do Hospital Lacan. Esse trabalho envolve uma parceria porque a triagem dos pacientes vai ser feita pelos municípios, que escolherão as pessoas que serão atendidas aqui. O governo paga, supervisiona e a Universidade Federal de São Paulo acompanha depois da desinternação", anunciou Serra durante a inauguração da nova clínica.
Além da desintoxicação, o paciente terá o tratamento planejado em três linhas de ação: psiquiátrica, psicológica (terapia comportamental) e de autoajuda (grupos de apoio, como o Alcoolicos Anônimos e Narcóticos Anônimos). A ideia é que a clínica funcione como um modelo para outras iniciativas, especialmente em municípios com universidades que possam estar integradas ao programa de reabilitação. "Trata-se de uma evolução na abordagem e tratamento de adultos dependentes de álcool e drogas, por meio de um atendimento multidisciplinar que garanta a devida reabilitação clínica e o necessário acompanhamento do paciente após o período de internação", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
|